Por redação
Nesta sexta-feira (12), o Governo de Mato Grosso do Sul oficializou o reconhecimento da situação de emergência em partes das zonas urbana e rural do município de Aquidauana. O decreto, válido por 180 dias, responde aos recentes desastres que impactaram essas áreas, conforme detalhado no comunicado oficial.
Identificado como 'Tempestade Local Convectiva - Chuvas Intensas', o estado de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, que estarão sob a coordenação da Defesa Civil do Estado. Medida tem como objetivo uma resposta eficaz e coordenada diante do cenário crítico nessas áreas afetadas.
A reabilitação local também pode contar com convocação de voluntários para reforças as ações, além da realização de campanha de arrecadação de recursos junto à comunidade. O objetivo é facilitar a assistência à população afetada pelo desatre natural.
De acordo com o decreto, também fica permitido que autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil responsáveis pelas ações de resposta aos desastres entrem em casas para prestar socorro ou determinar pronta evacuação em caso de risco iminente.