Por redação
A emissão do novo documento do Registro Geral (RG), que traz uma série de informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS, Pasep, é gratuita. Em Mato Grosso do Sul, os agendamentos abrem todo dia 29 de cada mês. Em 10 anos, todos os cidadãos devem ter o novo documento.
Outras novidade somada ao RG é que o documento não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, com a adição do campo nome social. O prazo de validade varia conforme faixa etária: para crianças de zero 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; para quem tem de 12 a 60, a validade é de 10 anos, e para idosos a partir de 60 anos, indeterminada.
A emissão pode ser agendada online, pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br, e será física e digital, com acesso pelo aplicativo Gov.br. É necessário levar CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. A Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros são opcionais.
Vagas - Em janeiro as vagas já foram preenchidas, mas no dia 29 será aberto novo agendamento para fevereiro. O diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Márcio Cristiano Paroba explicou que a nova carteira de identidade deve ficar pronta em torno de 25 a 30 dias, após o início dos procedimentos.
“A pessoas vai retirar no mesmo local onde deu entrada no documento. Agora os dados passam pela Receita Federal, Ministério da Justiça e depois voltam para nosso banco de dados para finalização do processo”.
Nesta semana, o governador Eduardo Riedel e a primeira dama do estado, Mônica Riedel aproveitaram para emitir o novo documento. “É rápido e totalmente eletrônico, além de valer para todo o território nacional. O novo RG é gratuito, não paga. Todo dia 29 abre novo agendamento no site”, afirmou o governador.