Pesquisadores desenvolvem capuccino vegano com frutos nativos de dois biomas de MS

Mistura instantânea é produzida a base de café, cacau e leite de amêndoa, baru e jatobá

15/01/2024 00h00 - Atualizado em 16/01/2024 às 15h08

Por redação

Pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolveram um capuccino vegano com frutos nativos do Cerrado e do Pantanal, dois biomas presentes no estado. A nova bebida instantânea deve chegar ao mercado ainda neste primeiro semestre do ano. A base do produto é café, cacau e leite de amêndoa, baru e jatobá.

A bebida é normalmente feita com café expresso, leite de vaca vaporizado, espuma de leite e chocolate em pó. Na nova versão, leva ingredientes que não utilizam produtos de origem animal. Os pesquisadores são integrantes da Agrotec – Bioeconomia no Agronegócio, unidade da UFMS ligada à Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

A unidade possui atuação em tecnologia de alimentos, bioinsumos e tecnologias para a sustentabilidade do agronegócio. As pesquisas são voltadas à área da Bioeconomia, com projetos de P&D com ênfase em tecnologias aplicadas a sistemas de produção, produção de alimentos funcionais e nutracêuticos e no desenvolvimento e formulação de bioinsumos, agregando valor às cadeias produtivas da bioeconomia.

Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do cappuccino, Luciana Miyagusku, o produto é inovador “especialmente ser 100% vegetal, com ingredientes distintos do Cerrado e Pantanal, e ser uma proposta alinhada com demandas e tendências de mercado, como a crescente busca por produtos veganos e o uso de ingredientes regionais, pois incorpora princípios de sustentabilidade”, pontua.

A escolha de utilizar leite vegetal de frutos nativos do Cerrado está associada a vários motivos, incluindo aspectos ambientais, sustentabilidade, preservação da biodiversidade e valorização de alimentos locais.

“Esses ingredientes não apenas enriquecem o perfil de sabor, mas também destacam a riqueza da biodiversidade desses ecossistemas brasileiros. O cappuccino vegano com frutos nativos do Cerrado e do Pantanal oferece uma experiência única que celebra a cultura local, a sustentabilidade e a diversidade de ingredientes naturais, proporcionando uma alternativa para quem busca uma conexão mais profunda com os sabores regionais.”, enfatiza.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp