Por redação
De Campo Grande (MS) para o mundo, o jogador Guilherme Madruga teve conquista dupla nesta segunda-feira (15). Pela manhã, foi anunciado como novo contratado do Cuiabá Esporte Clube. Pela tarde, como ganhador do Prêmio Puskás, que elege o gol mais bonito do ano no planeta, no Fifa The Best 2023.
O gol que colocou o campo-grandense no mesmo patamar que Neymar e Wendell Lira, brasileiros também vencedores do Puskás, foi de bicicleta em junho, quando o Botafogo-SP, time pelo qual jogava até então, bateu o Novorizontino pela Série B do Campeonato Brasileiro. "Quando fiz este gol, estava emprestado e só queria ser comprado. Planejei apenas este objetivo e Deus me concedeu: fui comprado. Hoje, vou disputar a 1ª divisão do Campeonato Brasileiro", discursou o jogador após vencer o prêmio.
O volante concorreu com outros grandes nomes, como Julio Enciso, do Brighton, dono do gol de fora da área contra o Manchester City, pela Premier League, e Nuno, que fez um gol de letra contra o Boavista. "Dedico (o prêmio) aos meus familiares, que estão no Brasil, todos reunidos. Realmente é um sonho o que estou vivendo, estar entre meus ídolos. Não esperava isso. Gratidão a Deus. Não foi totalmente diferente do que planejei, mas foi muito melhor", complementou Guilherme Madruga em seu discurso de vitória.
Madruga começou sua trajetória no futebol profissional no Desportivo Brasil, de São Paulo. Depois, passou pelo Catanduva (SP). No Botafogo-SP, time no qual fez o gol mais bonito do mundo, o atleta de 23 anos disputou 46 jogos, marcou dois gols e contribuiu com três assistências. de vitória.
Antes de vencer o prêmio, Madruga declarou à Federação Internacional de Futebol (Fifa) que o gol foi totalmente planejado. "Foi intencional. Eu me cobro muito para finalizar. Eu tinha mais de 20 jogos pelo Botafogo e ainda não tinha marcado. Aquele chute de bicicleta foi um recurso na posição em que estava para não perder a bola. Mas é lógico que não é sempre que você imagina fazer um gol de Puskás. Espero que aconteça mais vezes".
Prêmio Puskás - O Prêmio FIFA Puskás™ traz uma variedade de gols impressionantes em 2023, no futebol masculino e feminino.
A premiação é nomeada em homenagem ao lendário atacante húngaro Ferenc Puskás, famoso por seus lances gloriosos, e celebra o melhor gol do período qualificado – desta vez, de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023.
Assista ao gol de Guilherme Madruga: