Por Victória Bissaco
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está disponível para os participantes. Na manhã desta terça-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos atingiram nota mil na prova de redação. Mato Grosso do Sul não está na lista de estados com nota máxima.
O ranking de redações com a nota mais alta da prova de redação é liderada por São Paulo e Rio de Janeiro, com sete participantes nota mil em cada um desses estados. Depois, aparecerem Piauí, Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, com seis alunos. Do número total de candidatos, apenas quatro são de escolas públicas. O tema desta edição foi "desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Do número total de candidatos, apenas quatro são de escolas públicas. Em 2023, o número de candidatos com nota máxima na redação do Enem aumentou 233%, o equivalente a 42 vestibulandos, em relação a 2022, quando apenas 18 provas obtiveram tal resultado.
Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação, Rubens Lacerda afirmou que o tema corroborou para o índice positivos de notas mil. “Foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente. Isso permitiu que as pessoas tivessem condição para discutir esse tema com, não vou dizer facilidade, mas uma certa fluidez. E isso permitiu o aumento das notas mil este ano.”
Resultado já pode ser acessado - O resultado das prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias também já está disponível aos participantes. O acesso deve ser realizado pelo login único da plataforma gov.br.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).