Por redação
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado nesta terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na próxima segunda-feira (22), é hora dos participantes utilizarem a nota alcançada para tentar ingresso nas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do país. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 3 mil vagas de ingresso.
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) oferta cerca de 2 mil oportunidades, enquanto a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por sua vez, oferta 1.243 vagas em 38 cursos distintos. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. A inscrição é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), até o dia 25 de janeiro.
Em ambas IES do estado, há vagas para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei nº 12.711/2012, também conhecida como Lei de Cotas. O ingresso será no primeiro semestre de 2024 em diversos cursos, com exceção para os cursos de Direito do período noturno, Engenharia Civil nos períodos vespertino e noturno, bem como Pedagogia, também noturno, na Cidade Universitária da UFMS, que iniciam as aulas somente no segundo semestre.
Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.
Para participar do Sisu, que garante a entrada em diversas universidades do país, é necessário ter participado do Enem de 2023 e não ter zerado a prova de redação do Exame. Também não pode não ter feito a prova do Enem na condição de treineiro, ou seja, como candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação.
A previsão para divulgação do resultado é 30 de janeiro e a matrícula deve ser realizada entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem convocados na chamada regular do Sisu 2024 ainda poderão concorrer a uma vaga por meio da Lista de Espera. A manifestação de interesse deverá ser feita de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.