Com 4,4 mil vagas em MS e 260 mil no país, Sisu abre inscrições nesta segunda-feira

Participantes do Enem podem utilizar nota alcançada para tentar ingresso em diversas universidades do país

20/01/2024 00h00 - Atualizado em 22/01/2024 às 22h33

Por redação

Começam nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É hora de os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizarem as notas obtidas para tentar ingresso em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) no país. Em Mato Grosso do Sul, são 4,4 mil vagas em três universidades e um instituto público. Ao redor do país, são 260 mil oportunidades.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O prazo segue até a próxima sexta-feira (25). A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) oferta cerca de 2 mil oportunidades. A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por sua vez, oferta 1.243 vagas em 38 cursos distintos. Também possuem vagas para ingresso a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com 815 oportunidades, e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com 320 vagas,

No país, são 260 mil oportunidades em diversas universidades e institutos federais do país. As vagas são distribuídas conforme determina a Lei de Cotas e de acordo com políticas e ações afirmativas adotadas pelas universidades, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição.

Para se inscrever, é necessário acessar o portal do Sisu e clicar no ícone de “fazer inscrição”. O candidato deve entrar com o login Gov.br, uma vez que o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas no Enem 2023. O candidato deve preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e por fim, escolher até duas opções de cursos dentre as ofertas disponíveis.

Podem se inscrever todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem obtiveram nota maior do que zero na prova de redação e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever.

Os resultados da primeira chamada do Sisu devem ser divulgados no dia 30 de janeiro de 2024 e as matrículas acontecem do dia 1º ao dia 7 de fevereiro. Entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados devem manifestar interesse em participar da lista de espera.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp