Por redação
A Polícia Federal investiga o vazamento da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. A Operação Limite Virtual, deflagrada na manhã desta quarta-feira (24), cumpre dois mandados de busca e apreensão em Sobral, município no interior do Ceará.
A investigação teve início motivada por informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), que organiza a prova. Conforme divulgado pela Polícia Federal, há indícios do compartilhamento ilícito do tema da redação referente ao caderno rosa, ainda durante a realização do exame.
Caso seja comprovado o culpado, a ação configura crime de fraude em certame de interesse público. As penas que podem chegar a oito anos de prisão. O nome da operação busca alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas redes sociais.
Tema - A última edição do Enem teve como base para redação o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Segundo o Inep, 60 redações tiraram nota mil, sendo que quatro eram da rede pública.
O Enem 2023 recebeu mais de quatro milhões de inscrições, mas apenas 2,7 milhões de alunos fizeram a prova. As notas médias foram de 516 em linguagens, 522 em ciências humanas, 497 em ciências da natureza e 534 em matemática.