Obra da ponte da Rota Bioceânica chega a 43,6% de conclusão

Trabalhos centram-se nas lajes dos viadutos de acesso e na fabricação de pré-lajes das vigas montadas

22/01/2024 00h00 - Atualizado em 23/01/2024 às 13h31

Por redação

A obra nas duas margens do Rio Paraguai, onde a ponte que fará a ligação do Brasil com outros países, por meio da Rota Bioceânica, está 43,6% concluída em ambos os lados. A ponte ligará Porto Murtinho e Carmelo Peralta, cidade no Paraguai. Atualmente os trabalhos centram-se nas lajes dos viadutos de acesso e na fabricação de pré-lajes que vão sobre as vigas já montadas.

A Rota Bioceânica tem início em Mato Grosso do Sul e liga o Brasil ao Oceano Pacífico. Será a primeira dos cinco corredores internacionais previstos para ligar os estados brasileiros a países sul-americanos e ao mercado asiático a ser entregue. O andamento da obra foi divulgado pela Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC), órgão paraguaio.

O informativo explica que o já foi alcançado o estágio de reforço dos dois postes do lado paraguaio. O processo consiste numa técnica complementar que é aplicada para estabilizar e reforçar a estrutura e distribuir a carga de forma mais equilibrada neste tipo de obra. A ponte Bioceânica terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos, dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio e uma corresponderá à parte estaiada, medindo 632 metros, com vão central de 350 metros.

Além do corredor sul-mato-grossense, já existem planos e recursos para três rotas ligando os estados da região norte do País a Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador. E no sul, a Rota Porto Alegre-Coquimbo, integrando à Argentina, Uruguai e Chile, que já existe, mas precisa ser adequada.

O Consórcio PYBRA, responsável pela construção da ponte (obra realizada pelo Paraguai, financiada pela Itaipu Binacional), é formado pelas empresas Tecnoedil SA, Paulitec e Construtora Cidade, e a obra é gerida pelo Consórcio Prointec, sob a gestão do MOPC.

A obra será viabilizada pela União e terá o investimento de R$ 472,4 milhões, prevista para um prazo de 26 meses. Será pavimentado um trecho de 13 km ligando a BR-267, em um contorno rodoviário em Porto Murtinho até a cidade de Carmelo Peralta, onde está sendo construída a ponte sobre o Rio Paraguai. Ainda está previsto a construção de um centro aduaneiro e um trabalho de terraplanagem, para um acesso elevado à ponte.

Ontem (22), Riedel recebeu a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) para discutir os avanços da concretização da Rota Bioceânica e foi convidado a acompanhar, com a comitiva da União, nas visitas (previstas para começarem em março) realizadas aos países que integram o corredor rodoviário bioceânico - Paraguai, Argentina e Chile.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp