Por redação
Três pacientes dos Estados Unidos buscaram tratamento médico após o uso de supostas versões falsas do remédio da Novo Nordisk Ozempic. A informação foi divulgada pelos Centros de Intoxicação dos Estados Unidos à Reuters. Os três estadunidenses estavam com níveis "perigosamente baixos" de açúcar no sangue.
Conforme a organização de saúde, outra pessoa também sofreu hipoglicemia em 2023 após injetar uma versão composta do Ozempic. O medicamento contra diabetes são muito usados para a perda de peso. Esse uso, no entanto, é off label, ou seja, quando é usado para função diferente da para qual foi desenvolvido.
Com a alta demanda desse e outros remédios aprovados para perda de peso, como Zepbound da Eli Lilly e o Wegovy, da Novo, o mercado global de versões falsificadas tamnbém cresceu.
Foram relatados pelo mesmo centro regional de controle os três casos supostamente falsos de Ozempic nos EUA, conforme informado pelos Centros de Intoxicação dos EUA, que acrescentaram que a Administração de Alimentos e Medicamentos está conduzindo uma investigação, sem fornecer mais detalhes.
A Novo Nordisk afirmou não possuir informações detalhadas sobre esses casos, uma vez que foram comunicados diretamente aos centros de controle de intoxicação.