Por redação
A operação "Lei Seca" teve inicio nos municípios de Campo Grande e Dourados na última quarta-feira (25). A ação será constante em pontos críticos mapeados pelas autoridades de transito, além das rodovias estaduais de Mato Grosso do Sul. Caso presencie alguma infração, o cidadão pode denunciar pelos telefones 190 e 154, assim como pela Ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).
Realizada pelos agentes de Fiscalização de Trânsito do Detran-MS e policiais militares do Batalhão de Policia Militar de Trânsito (BPMTran), a operação tem como objetivo diminuir os acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados ou sob efeito de substâncias que afetam suas habilidades psicomotoras.
Além desses casos, a prevenção de infrações e crimes também estarão sendo feitas pelos agentes públicos. No primeiro dia de operação, foram abordados 125 veículos. No total, 25 pessoas foram autuadas por se recusar a fazer o teste de bafômetro, um foi preso por dirigir embriagado (acusou no aparelho 0,89 mg/L), sete pessoas foram flagradas dirigindo sem ser habilitado e sete veículos foram removidos ao pátio por estar com irregularidades.
CRIME - Dirigir embriagado é crime, considerada infração gravíssima. O condutor pego dirigindo alcoolizado recebe multa no valor de R$ 2.934,70, tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recolhida e o direito de dirigir suspenso por um ano.