Dia 29: Hoje é dia de agendar emissão gratuita do novo RG em MS

Troca do documento ainda não é obrigatória e prazo é de 10 anos

26/01/2024 00h00 - Atualizado em 30/01/2024 às 13h16

Por redação

Chegou o dia 29 e o agendamento para emissão do novo documento de Registro Geral (RG) reabre nesta segunda-feira. Ainda não é obrigatório que todos os cidadãos sul-mato-grossenses troquem para o novo modelo. A emissão é gratuita.

O agendamento deve ser realizado online, pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br. Quanto ao novo documento, terá a versão física e digital, com acesso pelo aplicativo Gov.br. É necessário levar CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. A Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros são opcionais.

O novo RG traz uma série de informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo, informações sobre doenças, número da carteira de trabalho, PIS, Pasep. Em 10 anos, todos os cidadãos devem ter o novo documento.

Outras novidade somada ao RG é que o documento não terá distinção entre o nome social e nome do registro civil, com a adição do campo nome social. O prazo de validade varia conforme faixa etária: para crianças de zero 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; para quem tem de 12 a 60, a validade é de 10 anos, e para idosos a partir de 60 anos, indeterminada.

O novo documento promete ser mais seguro, uma vez que poderá ter sua autenticidade validada por meio de QR Code – inclusive offline. Além da versão física, as pessoas podem acessar a nova carteira de identidade em formato digital pelo site do governo federal, da mesma forma que já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp