Netflix fecha acordo de mais de R$ 24 bilhões com o Raw da WWE para transmissão esportiva ao vivo

Acordo entrará em vigor a partir de 2025 e não prevê custo adicional aos seus assinantes

26/01/2024 00h00 - Atualizado em 27/01/2024 às 01h29

Por redação

A Netflix assinou um acordo de US$ 5 bilhões (R$ 24,7 bilhões) para a transmissão exclusiva de um dos principais programas de luta livre dos Estados Unidos, o Raw da World Wrestling Entertainment (WWE). Este passo sinaliza a intenção da plataforma de streaming em entrar no universo das transmissões esportivas ao vivo. Seu primeiro movimento nesse campo ocorreu em novembro de 2023, com a realização da Netflix Cup.

Com o contrato firmado, a Netflix busca competir diretamente com outras empresas, como a Amazon Prime Video e Paramout+, no segmento das transmissões esportivas ao vivo e ampliar seu alcance para além dos filmes e séries. O acordo entrará em vigor a partir de 2025, terá duração de dez anos e não prevê custo adicional aos seus assinantes.

O World Wrestling Entertainment tem uma produção semanal de quatro programas voltados para a luta livre, com seus eventos transmitidos pelo pay-per-view. O acordo contratual com a Netflix não prevê custo adicional aos seus assinantes.

“Em um mundo de disputa pela atenção e após medirem o sucesso da aceitação do tema esporte na plataforma, era questão de tempo a entrada da Netflix nas transmissões esportivas ao vivo. Ainda que estejam começando com uma propriedade pensada para essa estreia e criada dentro de casa, é possível entender que trata-se de mais um passo da Netflix para em breve disputar direitos esportivos de competições renomadas de outros esportes”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.

Os movimentos de concorrentes também explica o novo posicionamento da empresa. A razão por procurar competições de menor porte tem a ver com os cuidados da empresa com investimentos exorbitantes, visto que o número de assinantes não cresceu neste último ano. Por outro lado, a Netflix não quer se ver atrás na concorrência com outros players do setor, casos da Apple TV+, que passou a transmitir MLB e MLS, da Amazon Prime Video, que detém os direitos da NFL e NBA, e também da Paramount+, que passou a exibir a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana no Brasil.

"A Netflix é mais um player importante que enxerga o esporte como uma maneira de alavancar seus negócios, desta vez nas transmissões ao vivo. Apesar de ainda tímido, é um movimento interessante e que vai competir com outras empresas que entraram forte neste modelo, casos de Apple TV e Amazon", analisa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.

Em seu catálogo, a Netflix possui uma extensa lista de séries, como Cristiano Ronaldo, Neymar: O Caos Perfeito, The English Game, Club de Cuervos, Apache: A Vida de Carlos Tevez, Sunderland Até Morrer, Juventus: Prima Squadra, Brasil 2002: Os Bastidores do Penta, Contigo, Guerrero, Naomi Osaka: Estrela do Tênis, além de filmes e documentários como Diego Maradona, Pelé, Santo Time, O Divino Baggio, O Time da Redenção e o O Caso Figo.

Netflix Cup - Primeiro passo da empresa na transmissão esportiva, a exibição do Netflix Cup, reuniu atletas de duas séries esportivas existentes em seu catálogo: do golfe, por meio da Full Swing, e Fórmula 1, envolvendo a Drive to Survive. O evento está marcado para acontecer no dia 14 de novembro, no Wynn Golf Club, em Las Vegas.


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