Por redação
Uma polêmica iniciada em 2023 teve fim neste ano. A Secretaria de Turismo de Campo Grande (Sectur) liberou a entrada de gelo moído e em cubos no Carnaval da capital. No ano passado, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul proibiu a água congelada, por considerá-la como uma "arma".
O gelo em barra ou em blocos, no entanto, não podem ser levados em blocos de ruas e desfiles. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2), em coletiva de imprensa realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS). Bebidas em latas e garrafas plásticas, por sua vez, estão liberadas.
Segundo o Coronel Emerson de Almeida Vicente, da Polícia Militar, igual ao ano passado, o quadrilátero onde a concentração ocorrerá será fechado e terá a revista de quem quiser acessá-lo. Essa é uma medida de segurança. São proibidos, ainda, objetos cortantes, como facas, canivetes e até vidro.
Nos locais de concentração, haverá conteiners disponíveis para que os foliões depositem garrafas de vidro, que são apontadas como risco à segurança, uma vez que podem ser usadas em brigas físicas. É importante reforçar que o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estarão nos blocos de ruas e desfiles para evitar acidentes e crimes.
Polêmica - No ano passado, a Polícia Militar proibiu a entrada de gelo cubo, barra ou triturado nos blocos de Carnaval. O objetivo, conforme a Segurança Pública, eram combater ocorrências de violências em que as pessoas utilizam pedaços de gelo para agredir outras pessoas.