Por redação
Estão abertas as inscrições para o programa de Residência Clínica, ofertada pela primeira vez pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O curso tem como base as políticas de Saúde Mental, pensadas no âmbito da clínica stricto sensu e em intervenções no sentido da promoção da saúde mental em enfoque ampliado. O prazo para se inscrever encerra no dia 12 de fevereiro.
Esse é o primeiro programa de residência ofertado pela Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da UFMS. Conforme divulgado pela Universidade, a previsão é de que estão previstas seis vagas, todas com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde.
A seleção terá fase única, com prova objetiva, para os dois programas. Os candidatos poderão tirar suas dúvidas relativas ao concurso pelo endereço eletrônico propp.ufms.br. Os aprovados e convocados para matrícula deverão ter disponibilidade para dedicação exclusiva em tempo integral ao programa de residência.
Os candidatos devem criar uma conta no portal da Pós-Graduação e, em seguida, clicar no link correspondente ao programa pretendido. Depois basta selecionar a área de concentração e a área profissional (linha de pesquisa), confirmar a inscrição e anexar os documentos exigidos nos editais.
Novas residências - Além da área de Psicologia, a UFMS abre novos programas de residência. São eles: Uniprofissional em Radiologia Odontológica e Imaginologia; e Veterinária Uniprofissional nas áreas de Diagnóstico por imagem animal, Medicina de animais selvagens, Anestesiologia Veterinária, Clínica de grandes animais, Ortopedia e Traumatologia e Clínica Médica de animais de companhia.
Nesta terça-feira (6), será dia dos interessados em Radiologia Odontológica e Imaginologia realizarem as inscrições. Os residentes terão à disposição para as atividades toda a infraestrutura da Faculdade de Odontologia com equipamentos como aparelho panorâmico de última geração, tomografia computadorizada de feixe cônico, equipamentos intraorais digitais, laboratório multimídia, entre outros.
Entre as instituições parceiras, estão a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e Cropp Radiologia Odontológica. Para o de Radiologia, estão previstas duas bolsas e duas vagas. As bolsas serão financiadas pelo Ministério da Saúde.