Assembleia abre ano legislativo com volta de deputado nesta segunda-feira

Governador comparece à sessão solene de abertura; Pedro Caravina, ex- secretário de Gestão e Estratégia, retorna à Alems

05/02/2024 00h00 - Atualizado em 05/02/2024 às 12h34

Por redação

Os trabalhos retornam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). A sessão de abertura é realizada nesta segunda-feira (5), com a presença de deputados e mais autoridades, como o governador Eduardo Riedel. Uma novidade deste ano é a volta do deputado Pedro Caravina, que deixou o cargo de secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, no dia 31 de janeiro deste ano.

Com o fim do recesso parlamentar e o início da 2ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, as comissões permanentes e frentes parlamentares retomam suas atividades. Formada por deputados de diferentes partidos, entidades governamentais e representantes da sociedade civil organizada, cada frente parlamentar tem o objetivo de atuar em uma área específica, em busca de subsídios para enriquecer o debate e propor soluções para temas de interesse público.

Atualmente, 26 frentes integram o Parlamento Estadual. Para o presidente Gerson Claro, a expectativa para os trabalhos deste ano é positiva. “Em 2024, continuaremos unidos, seguros de que faremos a diferença. Juntos, reafirmamos nosso compromisso de cooperação, buscando o desenvolvimento e conquistas significativas para o nosso Estado. Estamos confiantes em nosso trabalho por Mato Grosso do Sul".

A Assembleia Legislativa possui 17 comissões permanentes, que têm a competência de discutir, analisar, votar e emitir pareceres com relação às matérias e proposições. Cada grupo de trabalho é formado por cinco deputados titulares e mais cinco suplentes. Todas as bancadas partidárias e blocos parlamentares têm assegurada a representação proporcional nas comissões.

Quanto ao retorno de Caravina, a cadeira do deputado estadual era ocupada por João César Mattogrosso (PSDB). O suplente deixa a Assembleia Legislativa e assume o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Estado da Casa Civil, segundo publicação do Diário Oficial do Governo do Estado.

"É com grande satisfação e alegria que retorno à Assembleia Legislativa depois de cumprir a missão de um ano junto ao Governo do Estado, atendendo ao pedido do governador. E depois desse ano exitoso, onde o governo concluiu com uma avaliação superior a 80%, mostra que o objetivo foi alcançado. [...] Vou legislar e participar junto com os demais colegas de debates importantes que entendo ser o objetivo de todo homem público, que é trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, pontuou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp