Hospital Regional de MS realiza primeira cirurgia fetal da unidade com bebê ainda no útero da mãe

Está foi a terceira vez que o procedimento foi realizado no estado

06/02/2024 00h00 - Atualizado em 07/02/2024 às 22h02

Por redação

No último sábado (3), a equipe do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realizou a primeira cirurgia fetal da unidade. Está foi a terceira vez que o procedimento foi realizado no estado.

A cirurgia foi feita para a correção de uma meningomielocele, malformação em um feto de 27 semanas. A malformação consiste em uma abertura na parte da coluna vertebral do bebê, deixando a raiz nervosa exposta e podendo acarretar em sérios problemas como a paralisia e hidrocefalia.

Para corrigir a malformação, foi utilizada uma técnica minimamente invasiva com abordagem intra-útero por endoscopia, sem a necessidade de abrir a barriga da mãe como em cirurgias convencionais, conforme detalha o especialista em cirurgias minimamente invasivas, Dr Alexandre Silva e Silva, que veio de São Paulo para realizar o procedimento.

O especialista em medicina fetal, Maurício Saito, também veio de São Paulo para realizar a cirurgia e explica que a incidência da meningomielocele é de um para mil nascimentos no Brasil. “A [malformação] mais comum é a que ocorre na parte final da coluna que é responsável pela movimentação dos membros inferiores, da urina e pelo controle intestinal. Então, como há essa exposição dos nervos é muito comum a criança ficar paraplégica, não ter o controle do urina e da evacuação”.

A paciente em questão foi encaminhada para o pré-natal de alto risco do HRMS e os dois especialistas vieram de forma voluntária para executar o procedimento. “Como temos esse contato com o professor [dr Maurício Saito], ele se dispôs a vir fazer a cirurgia aqui no hospital”, completou a médica ginecologista, Vanessa Chaves de Miranda.

A cirurgia foi acompanhada por integrantes de Programas de Residência Médica do HRMS e profissionais de outras unidades através de parceria com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul. Residente do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HRMS, Gidelson Júnior Zagonel da Silva conta como foi acompanhar um procedimento do tipo pela primeira vez.

Para a diretora-presidente do HRMS, Marielle Alves Corrêa Esgalha, esse é mais um marco na história do hospital que vem, ano a ano, aperfeiçoando e ampliando a gama de atendimento em alta complexidade. “Essa cirurgia reforça não só a qualidade do atendimento oferecido pelo nosso hospital, mas também na capacidade de lidar com procedimentos complexos de maneira eficaz. O HRMS mais uma vez se destaca mostrando excelência, dispondo de tecnologia de imagem avançada e instrumentação cirúrgica especializada, além de contribuir na capacitação de profissionais de saúde para procedimentos específicos”.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp