Por redação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas emitiu um alerta urgente aos comerciantes do centro da cidade devido ao elevado índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Segundo a pasta, 91% dos focos do mosquito estão concentrados em residências e estabelecimentos comerciais da área central.
Conforme o Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), a região do centro comercial registra uma taxa de infestação de 12,8%, estando acima do limite recomendado pelas autoridades de saúde. A escala do LIRAa indica que índices acima de 4% representam risco elevado de surto.
Por conta do índice 8,8% acima do limite de risco, além das ações de rotina do Agentes de Endemias, a SMS está em contato com o Sindicato do Comércio para ampliar as ações de orientação e alerta aos comerciantes. A pasta deve promover, ainda, mutirões e ações de conscientização.
Consequências - Além das consequências diretas para os comerciantes, sendo a principal a contaminação por doenças transmitidas pelo mosquito, a alta possibilidade de surto dessas doenças pode impactar a economia local.
O repouso por dengue leve, por exemplo, pode chegar a sete dias, enquanto a internação pode ultrapassar dez dias. A chikungunya pode afastar um colaborador do trabalho por até 15 dias, podendo se estender por meses.
Além disso, há o risco de síndrome de zika, associada à microcefalia, e a possibilidade de entrada de novos sorotipos do vírus no município. Isso pode resultar em sobrecarga dos colaboradores remanescentes, diminuição de produção e perda de clientes no comércio.
Prevenção - Para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, é fundamental adotar medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água vedadas, limpar regularmente calhas e ralos, e utilizar telas em janelas e portas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) reforça que aqueles que tiverem entulhos e restos de construção civil, podem contratar caçamba ou levar pessoalmente e despejar esses resíduos no Buracão do Jupiá, que fica à Rua Egídio Thomé, SN, sentido Bairro Jupiá.