Por redação
O Carnaval de Campo Grande será marcado mais um ano pela inclusão. Isso o bloco ” Nada sobre nós sem nós” traz para os foliões da Capital um voltado para pessoas com deficiência. A concentração acontece nesta sexta-feira (9), das 16h às 22h, no Horto Florestal.
Neste ano o bloco fará o “concentra mais não sai”, um grande baile de carnaval com matinê e baile para adultos, com apresentação da banda de ritmistas da Associação Juliano Varela, das cantoras Teresa Armanda e Silvana e do DJ JK, um jovem artista deficiente visual de Porto Murtinho.
O Bloco inclusivo “Nada sobre nós sem nós”, foi idealizado em 2018 pelo Sr. Damião Zacarias, de 48 anos, ritmista, esportista, que toca como voluntário na banda do Corpo de Bombeiros de Campo Grande. Ele é corumbaense, filho de tradicional família de sambistas da cidade branca. O bloco de sujo, assim chamado antigamente, era um sonho do Damião em proporcionar uma experiência carnavalesca para pessoas com e sem deficiência.
Damião é pessoa com deficiência visual (cego), vítima de cegueira devido a um erro médico. Ele compartilhou, em uma conversa de mesa logo após um almoço no ISMAC – Instituto Sul-Mato-grossense para Cegos Florivaldo Vargas, sua vontade em criar um bloco carnavalesco. O idealizador é corumbaense, participante de carnaval em escola de samba e ativista pela inclusão e pelos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD’s) como voluntário do ISMAC.
Para pôr em prática este sonho, recorreu à professora Telma Nantes de Matos, cofundadora, que colaborou com a criação do bloco batizando com o nome “Nada sobre nós sem nós”, representando a luta pelo reconhecimento da abordagem de direitos humanos aos assuntos de deficiência. "O lema “Nada Sobre Pessoas com Deficiência, Sem as Pessoas com Deficiência” veio reforçar a mensagem do nome do bloco", conta.
Nada sobre nós sem nós – O grito de Carnaval do bloco inclusivo "Nada sobre nós sem nós" acontece nesta sexta-feira, com banda de marchinha e set do DJ JK.
Horário: 16h às 22h
Local: Arena do Horto Florestal – R. Joel Dibo, 1 - Vila Carvalho
Entrada: gratuita