Por redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou, nesta segunda-feira (12), que os bloqueios realizados pelo Programa Celular Seguro atingem 20.055 mil alertas. O aplicativo foi lançado em dezembro do ano passado, com objetivo de impedir roubo e furto de aparelhos. Mais de 1,4 milhão de usuários estão cadastrados, com mais de 1,1 milhão celulares.
A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência, que também pode ser utilizado em caso de perda do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários em poucos cliques.
O acesso ao serviço é feito por meio do cadastro na plataforma Gov.br, o portal oficial de serviços do governo. Os interessados podem registrar seus dispositivos através do site ou do aplicativo disponíveis para download na Play Store (Android) e na App Store (iOS). Empresas participantes da iniciativa estão listadas nos termos de uso do serviço.
Não há limites para o cadastro de números, mas é fundamental que estejam vinculados ao CPF do titular da linha para garantir o bloqueio eficaz. Além disso, os usuários têm a opção de autorizar pessoas de confiança a realizarem os bloqueios em seu nome.
Caso o celular seja roubado ou perdido, a própria vítima pode efetuar o bloqueio acessando o site por meio de um computador. Após o alerta ser enviado, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto realizarão o bloqueio.