Pesquisa indica que 89% dos brasileiros consideram urgente a sustentabilidade no setor de alimentação

Em termos de comparação, a percepção de urgência é de 82% na França, 73% na Inglaterra e 72% nos Estados Unidos

10/02/2024 00h00 - Atualizado em 13/02/2024 às 19h23

Por redação

Os consumidores do Brasil consideram a sustentabilidade um fator importante. É o que aponta pesquisa divulgada pela multinacional francesa de alimentação corporativa Sodexo, no início do mês. O estudo foi realizado em diversos países, como França, Estados Unidos e Inglaterra. No Brasil, 89% dos 1.525 brasileiros priorizam empresas que adotem práticas sustentáveis.

Algumas empresas já adotam práticas verdes, como uso de embalagens biodegradáveis ou redução do uso de plástico, em suas metas e diretrizes. A PepsiCo. por exemplo, tem como meta ocupar o título de empresa mais sustentável do mundo até 2030, principalmente concentrado na implementação de embalagens mais sustentáveis ao longo da cadeia de valor e na redução do uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global de alimentos e bebidas.

Já a Hershey's quer reduzir em até 25% o consumo de água. A pesquisa aponta que as empresas levam cada vez mais em consideração o consumidores para comercializar seus produtos. No Brasil, a percepção da necessidade de mudança e engajamento nessa questão é mais evidente do que em outros países. Na França, 82% dos consumidores possuem essa visão, enquanto 73% na Inglaterra e 72% nos Estados Unidos.

As transformações já se manifestam, em parte, no padrão de consumo dos brasileiros: 76% declaram ter reduzido o desperdício de alimentos em suas residências, 60% optam por alimentos provenientes de produtores/vendedores locais, 49% afirmaram ter diminuído o consumo de alimentos processados, 46% evitam o uso de embalagens plásticas e 48% procuram consumir produtos sustentáveis sempre que possível.

As empresas que adotam práticas mais sustentáveis buscam atingir a agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança), que consiste em um conjunto de boas práticas que demonstram como a empresa está consciente em relação ao papel em âmbito sociais e ambientais. Em outras palavras, uma empresa alinhada à Agenda ESG não se concentra exclusivamente no lucro; seu processo produtivo é orientado pelos três pilares mencionados: ambiental, social e de governança.

Grandes marcas do setor alimentício estão comprometidas com as metas da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e estão implementando práticas como a adoção de embalagens sustentáveis, a redução do uso de plástico e a minimização da pegada de carbono. Além disso, estão realizando mudanças significativas em suas práticas de produção.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp