Seis unidades vacinam contra a dengue nesta Quarta-feira de Cinzas

Nesta terça-feira, apenas duas unidades ofertam o imunizante à população

13/02/2024 00h00 - Atualizado em 13/02/2024 às 13h45

Por redação

A vacinação contra a dengue segue a todo vapor em Campo Grande. Nesta terça-feira (13), o itinerante é reduzido nas unidades de saúde: apenas duas, a Unidade de Saúde da Família (USF) Universitário e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Coronel Antonino, disponibilizam os imunizantes. Amanhã (14), em plena Quarta-feira de Cinzas, seis pontos de vacinação funcionam na capital.

É importante ressaltar que, a primeiro momento, a vacinação é apenas para crianças de 10 a 11 anos. A expectativa é vacinar ao menos 90% do público previsto nesta primeira etapa, estimado em 28 mil crianças. Depois, a faixa etária será ampliada até atingir adolescentes de 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.

O município recebeu no sábado, dia 10 de fevereiro, 24.639 doses da vacina contra a dengue. De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga.

“O início da vacinação por essa faixa etária [10 a 11 anos] é uma estratégia que permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante. A escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos também é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos”, diz o ministério, em nota.

Do dia 01 de janeiro a 06 de fevereiro deste ano, foram notificados 816 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas 01 chikungunya. Em todo o ano passado a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

Em todo o Brasil, 521 municípios foram selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença.

Confira os pontos de vacinação em Campo Grande:
13 de fevereiro 7h às 17h
Bandeira
USF Universitário

Segredo
UBS Cel Antonino

14 de fevereiro – 13h às 16h45
Prosa
USF Noroeste

Anhanduizinho
UBS Dona Neta

Imbirussu
USF Zé Pereira

Bandeira
USF Universitário

Centro
UBS 26 de Agosto

Segredo
UBS Cel Antonino


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp