Por redação
O deputado federal de Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon acredita que o Partido Liberal (PL) tem "plenas condições" de ter um candidato próprio para concorrer à Prefeitura de Campo Grande nas eleições deste ano. Os nomes indicados pelo político são: João Henrique Catan; Rafael Tavares, o deputado cassado na última semana por fraude eleitoral; e Coronel David.
"Confio que os três estão comprometidos com a decisão final do presidente Jair Bolsonaro sobre posicionamento do PL em nossa Capital Morena", manifestou Pollon nas redes sociais. No dia 23 de fevereiro, o ex-presidente deve vir a Campo Grande para evento de filiação do partido. “Se preparem para o maior evento de filiação partidária da história do Estado”, comentou o presidente do PL.
Marcos Pollon é presidente do Partido Liberal em Mato Grosso do Sul. Em outras ocasiões, o deputado chegou a afirma que a decisão de quem concorrerá ao cargo de prefeito de Campo Grande é decisão exclusiva do ex-presidente do país. "A decisão é de Jair Messias Bolsonaro. Não vamos acatar seja qual for".
Sobre os nomes citados
João Henrique Catan é deputado estadual conhecido por ser "bolsonarista roxo". O político foi o único entre os 24 integrantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) contra a aprovação da Lei do Pantanal, idealizada para salvar o bioma. O bolsonarista não só votou contra, mas também teceu duras críticas ao projeto encaminhado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB).
Em 2020, já foi candidato à Prefeitura de Campo Grande, com Jayme Magalhães Júnior como vice na chapa. É advogado e formado em Ciências Políticas. Saiu candidato a vereador em 2016, ficando como suplente do seu partido da época. Em 2018, saiu candidato a deputado estadual e foi eleito. Em 2022 reelegeu-se deputado estadual pelo Partido Liberal (PL), com 25.914 votos.
Rafael Tavares também ocupou o cargo de deputado estadual. No caso do político, até a semana passada, quando teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude no processo de eleições para a vaga de deputado estadual. Segundo a justiça eleitoral, Tavares teria descumprido a cota para mulheres, determinada pela legislação.
Em outras ocasiões, após a cassação, Pollon confirmou que Tavares deve ser um dos filiados no evento e uma das opções à Prefeitura de Campo Grande. Na rede social, Pollon chegou a sugerir Tavares como candidato a prefeito, mão não descarta candidatar-se para o cargo.
Coronel David, por sua vez, manifestou no ano passado a vontade de concorrer à Prefeitura da capital sul-mato-grossense. Na ocasião, colocou-se à disposição do partido caso o presidente estadual do diretório não fosse concorrer ao cargo.