Por redação
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos deve divulgar o resultado do número total de inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) até o final da próxima semana. Balanço parcial do órgão indica que, até as 20h desta sexta-feira (16), 1,28 milhão de pessoas tinham pago a taxa de inscrição "Enem dos Concursos". Com os isentos, são 1,88 milhão os candidatos garantidos na prova, marcada para 5 de maio.
Conforme divulgado pelo Governo Federal, a estimativa é de aumento no número, uma vez que os boletos bancários podem demorar alguns dias úteis para ser compensados. A prova será realizada em 220 cidades, em todas as unidades federativas, e terá questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
O resultado da prova será divulgado no dia 3 de junho. O anúncio definitivo ocorrerá em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
O Enem dos Concursos vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. Os salários iniciam a partir de R$ 5,4 mil e podem chegar a R$ 22,9 mil, como é o caso da vaga de Auditor-Fiscal do Trabalho. A posição está prevista no edital do Bloco 4, de Trabalho e Saúde do Servidor, e o candidato pode ter formação superior em qualquer área.
O bloco temático do Concurso Nacional Unificado significa um grupo de cargos que têm familiaridade nas áreas de atuação governamental. São oito blocos e um edital para cada um. Deste total, há um focado apenas em cargos de níveis médio e técnico.
Um ponto importante a se ressaltar é que o Enem dos Concursos permite inscrição para a disputa por mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático. O candidato deve sinalizar a ordem de preferência pelas vagas de interesse, de modo a estabelecer a prioridade em uma possível chamada, baseada na nota alcançada.