CCZ de Três Lagoas oferece microchipagem gratuita em cães e gatos a partir da próxima semana

Interessados poderão comparecer ao centro para realizar o procedimento

18/02/2024 00h00 - Atualizado em 22/02/2024 às 16h17

Por redação

A partir da próxima segunda-feira (26), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas lançará um programa de microchipagem para animais domésticos. Esta iniciativa oferece aos tutores de cães e gatos a oportunidade de identificar seus animais de estimação de forma gratuita.

Os interessados poderão comparecer ao centro para realizar o procedimento de microchipagem em seus animais de estimação durante o horário de funcionamento do CCZ, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Este dispositivo de identificação, que se torna cada vez mais popular entre os tutores responsáveis, é uma forma eficaz de garantir a segurança e o bem-estar dos animais, além de auxiliar na localização em casos de perda ou furto.

É importante ressaltar que a partir dos quatro meses de idade todos os cães e gatos, independente do sexo, sejam eles castrados ou não, estão aptos a receber o microchip de identificação.

Procedimento - O microchip tem o tamanho de um grão de arroz. A capsula contendo o item é implantado sob a pele do animal através de um implantador, que se trata de uma agulha especial um pouco mais grossa e que permite a inserção do chip sob a pele. Ali estarão registrados todos os dados do animal, como: endereço, telefone, características, doenças existentes e medicações.

Esse chip garante a tutela do animal. Caso ele for perdido, qualquer clínica veterinária poderá usar uma leitora e identificar o pet, garantindo a segurança dele até o tutor poder ir buscá-lo. Além disso, o animal ganha uma medalha para ser colocada na coleira que contém um QR Code (código de barras) único que permite acessar as informações por meio da leitura com a câmera do celular.

Em casos de roubo ou desaparecimento, também poderá garantir que o animal que tem um tutor, seja ‘resgatado’, pois somente ele (tutor) poderá fazer a transferência de posse. O uso em viagens é muito necessário, pois diversos países não aceitam migração do Brasil de animais que não sejam microchipados.

Serviço - APLICAÇÃO DE MICROCHIP
Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Endereço: Rua Egídio Thomé, 5562 Jupiá
Data: a partir de 26 de fevereiro
Horário: 7h30 às 11h e 13h às 16h30


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp