Por Giovanna Silva
Na noite da última terça-feira (20), a empresária Sarah Lage inaugurou em Campo Grande a Conceito Design, loja de móveis e decoração. O evento foi marcado por sofisticação, elegância e apresentou à cidade um empreendimento que traz inovação, autenticidade e promete redefinir os padrões do mercado local.
Filha de Elke Lage e Eduardo Melo, fundadores das lojas Morada e Casa Design, referências no setor, Sarah cresceu rodeada por móveis e decoração. Aos 23 anos a jovem empreendedora realiza o sonho de ter uma loja com sua própria identidade e começa a trilhar um novo conceito em sua história.
Sarah sempre soube o que queria para a sua vida. Desde os primeiros passos nas finanças nos empreendimentos da família até a decisão de fundar a Conceito Design, ela enfrentou desafios e superou as expectativas. Ao iniciar a faculdade de Administração, começou a trabalhar no financeiro em uma das lojas de seus pais e depois foi para a área comercial, onde atuou como consultora de vendas.
Aos 20 anos, Sarah estava prestes a concluir o curso e seus pais passaram uma das lojas – a Saccaro, para o seu nome. A partir desse momento ela começou a tocar a parte financeira e comercial sozinha. Mesmo à frente da loja, a empresária conta que ouvia comentários que a faziam desacreditar do seu mérito. “A gente ouve as pessoas falarem ‘Ah, mas é fácil seus pais te deram, você tá tocando um negócio pronto’ e isso sempre ficou na minha cabeça. Elas não falam por maldade, mas você ouve e pensa ‘será que realmente é isso? Não foi mérito meu?’ Então eu sempre tive vontade de abrir um novo negócio por mim”. Sarah tem os pais como maior inspiração e agora, quer criar a própria história e ser referência no mundo dos móveis em Campo Grande.
Entre gerações
A arte sempre esteve presente na família Lage. A história de Sarah começa com a sua avó, Clores Andrade Lage, a primeira decoradora da cidade de Governador Valadares (MG). Aos 80 anos, Clores se emociona ao ver a concretização do sonho da neta. “Nada é por acaso, eu tinha uma fábrica de móveis, decorava Valadares e as cidades vizinhas. Quando a minha filha veio para Campo Grande, trouxe ideias novas e montou uma loja de decoração com móveis que eram fabricados lá em casa. A Sarah cresceu vendo a mãe, que aprendeu comigo, foi algo que passou de geração. Apesar da minha neta já ter a Saccaro, eu sinto que agora, na Conceito Design, a visão dela cresceu mais ainda”.
Elke Lage, mãe de Sarah, começou a trabalhar com móveis a 30 anos atrás por influência de sua mãe. Para ela, é muito gratificante ver a evolução do mercado mobiliário e a forma como as pessoas se envolvem no mundo do design. “Eu sou engenheira eletricista e quando eu vim para Campo Grande trabalhava com multimarcas, mas não eram peças assinadas, diferenciadas. Ao fazer uma pesquisa no mercado, vi que cabiam outras marcas e produtos. Hoje, muita gente depende desse mobiliário diferenciado e a minha filha está apresentando um mundo novo para os profissionais daqui”.
No começo de 2023, Sarah externou a vontade de abrir sua própria loja e pensou em alugar um imóvel de seus pais para isso. “Eu fui conversar com eles e para mim, já estava tudo certo. Eu já tinha sonhado com isso, já estava pronto, eu iria pagar o aluguel pra eles, mas naquele momento não deu certo. O desejo no meu coração se manteve, quando entrei aqui, eu senti que deveria ser isso, então esperei e entreguei nas mãos de Deus, se fosse pra acontecer, aconteceria na hora certa”, conta Sarah.
Ao falar da história da Sarah e da Conceito Design, há uma unanimidade: Ela sempre sonhou em ter a própria loja. Gislene Fernandes, mais conhecida como Giza, trabalha com a Sarah desde a Saccaro e afirma que a empresária sempre teve essa sementinha plantada. “Ela é a precursora disso tudo, não foi fácil, foram noites sem dormir, pesquisas, vontade, viagens para conhecer os designers, as peças, o contato com o mundo dos móveis, aqui, ela está em casa. A gente dá o suporte e ela voa sozinha”.
Rafaella Chacha é a melhor amiga de Sarah e acompanhou toda a sua trajetória. Para ela, orgulho e admiração definem como é ver onde a amiga está hoje. “Ela construiu sua loja do zero, exatamente como queria, escolheu todos os detalhes, desde o logotipo até os móveis. Ela é detalhista, embeleza tudo o que vê, sabe lidar, inovar e não tem preguiça de trabalhar, está sempre em busca de mais”.
O namorado de Sarah, Caio Rezende, destaca que a construção da loja foi um sonho que tomou forma. Ele esteve presente ao lado dela em cada processo da construção e ajudou, inclusive, a montar os ambientes internos. Ele acredita que a Sarah sempre terá a história da família para se orgulhar, mas que agora chegou o momento dela construir a sua própria. “É hora dela ser a Sarah Lage da Conceito Design, que vende móveis, que entende o que tá fazendo e é apaixonada no que faz”.
Nasce um conceito
Quatro meses após a primeira tentativa de construir a loja ter dado errado, a oportunidade surgiu novamente e Sarah começou a tirar seu sonho do papel. “A gente começou a trabalhar, montar, fizemos uma reforma interna muito grande. Passei uma semana em São Paulo escolhendo tudo, vendo referências para trazer coisas novas para cá”.
Sarah se questionava muito sobre o motivo das pessoas irem até São Paulo procurar por móveis que já tinham em Campo Grande. “Por que as pessoas vão para outro estado procurar, sendo que elas podem prestigiar os nossos? Lá eu vi o que elas não estavam vendo aqui e procurei trazer isso pra essência da Conceito Design, inovação e autenticidade, para que as pessoas comecem a prestigiar o nosso”.
A empresária valoriza muito a família e faz questão de manter todos por perto, inclusive as telas que estão expostas em sua loja foram todas feitas por sua avó Clores. Elke, sua mãe, pontua que é muito satisfatório ver a filha se encontrar no trabalho, na vida e ver que acima de tudo, ela está feliz. “Nós viajamos juntas para ver o que tinha de melhor pelo Brasil afora, foi muito bom estar perto, acompanhar e ajudar no que era possível. Fico feliz dela ter se encontrado nesse mundo”.
Sarah revela que muitas vezes achou que não iria conseguir, mas sempre lembrava que esse sonho era Deus quem tinha dado, então se realizaria. “Eu tenho muito a agradecer, o sentimento que eu tive quando entreguei tudo pra Deus foi muito forte. Eu entendi que lá no início não era a hora, mas pouco tempo depois foi a hora e ali eu estava preparada para isso”.
Para Giza, a Conceito Design traz um diferencial para Campo Grande, principalmente no atendimento ao público que busca por peças diferentes, nacionais e de qualidade. “Nós não perdemos para nenhum lugar no mundo em peças no nosso mobiliário, elas são perfeitas, a madeira, o couro. São sofisticadas, mas são simples, com formas orgânicas. Nossos designers são pessoas jovens, com requinte e valorizam a nossa terra”.
Sarah enfatiza que o mais importante é a qualidade e a intimidade que ela tem com os clientes e conseguir fazer com que eles entendam o real valor por trás de cada peça, que são obras de arte. “Eu me importo muito com isso, de passar para as pessoas intimamente, óbvio, eu quero chegar num lugar onde enxerguem a Conceito Design como a maior do estado, mas no momento o meu principal objetivo não é expandir, é conquistar realmente Campo Grande e fazer com que cada cliente se sinta íntimo”.
Emineia Aparecida trabalha junto com a Elke há 28 anos, ela viu a Sarah nascer, crescer e realizar seu sonho. Há três anos, Neia trabalha junto com a empreendedora. “Essa loja é uma realização pessoal dela, foi muita luta, vontade de fazer dar certo, então tinha que dar muito certo e tinha que ser ela”.
Comprometimento e autenticidade
Ao falar do trabalho na Conceito Design, Giza ressalta que elas realizam consultoria de desejos, vontades e sonhos através das peças que todo mundo está buscando. “Nós queremos trazer para as pessoas o valor agregado às peças junto com a exclusividade, sempre respeitando o olhar do cliente. Aqui é a primeira experiência do que a gente sabe que acontece no mobiliário nacional, vamos ver o que que o público e os arquitetos querem. Vamos ver as peças que vão sair e cair no gosto dos clientes”.
Para Caio, a Conceito Design se destaca das outras lojas do ramo por ser um ambiente totalmente clean e pelo atendimento ser diferenciado, onde o cliente, de fato, se sente em casa. “Eu ouvi muitas pessoas falarem ‘Pô, eu consigo enxergar um ambiente da minha casa aqui, diferente de outras lojas que eu não consigo, porque é muito amontoado’, aqui eu consigo parar e falar ‘Eu vejo esse espaço na minha casa’, esse é o maior diferencial”.
Entre os princípios de Sarah estão o comprometimento e a autenticidade, ela preza pelo contato pessoal, pelo relacionamento com os seus clientes e faz questão de acompanhar e montar cada entrega. “Eu quero que o cliente compre e eu chegue lá e monte a casa dele e ele se encante”. Para Giza, o ponto forte da Conceito Design é o atendimento e o amor pelo trabalho e que nada disso importa se não tiver calor humano, vontade de fazer o melhor e ver o brilho no olhar das pessoas.
Caio destaca que quem por ali passa, nota que a loja possui um diferencial. “Quase todos os clientes que eu atendi falaram ‘nossa, essa loja é diferente’, eles não conseguem dizer exatamente o que é, mas eles sabem que tem diferença. O que a gente tem de melhor é o nosso atendimento e isso é muito importante pro relacionamento com os arquitetos e com os clientes”.
Sarah Lage, da Conceito Design
Para Rafaella Chacha, não existe em Campo Grande outra loja tão minimalista, chique e atemporal como a Conceito Design. “A Sarah conseguiu trazer algo clean e elegante. Quando ela estava montando a loja eu falei ‘amiga, você não vai colocar um quadro? A Saccaro tem um monte de quadro’, ela disse ‘não, vai ser tudo no chão, não quero nada pendurado nem carregado, eu quero tom sobre tom de uma forma elegante e ela conseguiu”.
De acordo com Elke Lage, a loja vai impactar o mercado da cidade por ter um produto diferenciado, que pode despertar interesse nos jovens que fazem Arquitetura e Design de Interiores. “Estamos muito felizes com essa noite, em receber nossos amigos, arquitetos, decoradores, engenheiros. As pessoas que vieram aqui hoje sempre estiveram conosco ao longo dos anos, perto e junto com a gente”.
Emineia ressalta que a loja é uma das maiores de Campo Grande, tanto em termos de conceito quanto de qualidade. “Ela está com grandes nomes do design brasileiro, como Arthur Casas, Roberta Banqueri, Lucas Bond, Guilherme Wentz, Ricardo Fasanello, Zanine de Zanini e Zanine Caldas, que hoje são os melhores em termos de modernidade de móveis contemporâneos”. Caio acredita que daqui a cinco anos a Conceito Design estará no topo do mercado, principalmente pelo fato de Sarah ter paixão pelo o que ela tem e pelo o que ela faz. “Ela vai ser reconhecida por vender os melhores móveis da cidade, por ter o melhor atendimento. Irá virar referência e ser inspiração para outras lojas começarem a mudar”. A Conceito Design é a materialização do sonho de uma mulher determinada a fazer a diferença no cenário de móveis e de decoração em Campo Grande.