Por redação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) ampliou a faixa etária da população apta a receber o imunizante contra a dengue. Agora, podem se vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A Resolução da SES foi publicada nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Até então, o imunizante estava autorizado apenas para crianças de 10 a 11 anos. A Resolução, assinada pela secretária de Saúde, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves pontua a incidência da doença nesta faixa etária. "É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo da estratégia (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade), portanto, o DPNI definiu a meta de 90% para o esquema completo da vacinação contra a dengue no país".
O último balanço da Secretaria de Saúde aponta que Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 73.354 doses do imunizante contra a dengue, distribuídas nas quatro macrorregiões de saúde. Ainda, conforme divulgado, a faixa etária entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
O Ministério da Saúde definiu a faixa etária com base no número de número de hospitalização por dengue. As crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos somam 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger explica que a decisão foi feita em conjunta com a União. “Tivemos uma reunião junto ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e ele autorizou os estados que se sentirem confortáveis a fazer essa ampliação, podem fazer. Considerando que aqui no estado os 79 municípios receberam vacina, temos a totalidade. Um longo trabalho a ser feito, então pensando que precisamos ofertar o mais rápido possível, trazemos a ampliação não mais de 10 e 11 anos, mas de 10 a 14 anos”.
A SES indica, ainda, que a vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue na população-alvo para a vacinação. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais. A vacinação é considerada uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública para a promoção da saúde, controle e eliminação de doenças imunopreveníveis.