Por redação
A emissão do novo documento de RG iniciou em janeiro, em Mato Grosso do Sul, e já contemplou 14.116 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O agendamento é aberto mensalmente, com disponibilização de vagas em todo o estado, O antigo documento continua valendo e a gratuidade da primeira via vai até 2032, em todo o território nacional.
A nova identidade unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação. O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
O novo documento contém o nome do estado de emissão e da respectiva Secretaria de Segurança Pública ou serviço de identificação. Na CIN consta ainda o nome do cidadão e o nome social, se houver, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, validade e assinatura.
O prazo de validade da CIN varia conforme faixa etária, sendo que de 0 a 12 anos – a validade é de 5 anos; de 12 a 60 – a validade é de 10 anos; a partir de 60 anos – a validade é indeterminada.
O processo para obter a nova Carteira de Identidade permanece inalterado, ou seja, tendo em mãos a certidão de nascimento ou casamento e o o CPF, os interessados precisam realizar o agendamento no endereço eletrônico http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
Existem alguns documentos opcionais que podem ser apresentados no ato do atendimento, para que a numeração conste no novo RG, são eles: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, informações sobre o tipo sanguíneo, título de eleitor, entre outros.
A Carteira Nacional de Identidade será disponibilizada ao cidadão tanto em formato físico como digital, com acesso através do aplicativo Gov.br.
De acordo com o Coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, José de Anchiêta Souza Silva, o novo RG está sendo emitido em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo que há diariamente uma média de 1.029 pessoas agendadas diariamente. “A população pode ficar tranquila quanto ao processo de emissão, pois estamos nos desdobrando para realizar um serviço de excelência e atender a todos", pontua.
Casos em que a pessoa precisa da carteira de identidade com urgência e por algum motivo não consegue realizar o agendamento, basta procurar um Posto de Identificação e comprovar a real necessidade do documento.