Por redação
Desenvolvimento sustentável, alinhamento com as propostas do MS Carbono Neutro e compromisso com metas climáticas do país. Esses são alguns dos objetivos da campanha Movida pelo Agro, que será lançado em 12 de março pelo Sistema Famasul e Biosul.
A ação busca, também, incentivar o abastecimento de veículos com etanol produzido em Mato Grosso do Sul a partir da cana-de-açúcar e do milho. A campanha consiste em integrar as práticas ESG adotadas pelo Sistema Famasul.
Segundo a Federação, março foi escolhido para o lançamento por representar os 21 anos do lançamento de carro flex no Brasil. O “Movido pelo Agro” visa conscientizar sobre as vantagens ambientais do etanol, um biocombustível limpo e renovável. Desde setembro de 2023, o Sistema Famasul abastece toda sua frota somente com etanol.
Segundo dados IEA (Agência Internacional de Energia), a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2) – se comparado com a gasolina.
Estarão presentes na solenidade o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; o presidente do Conselho da Biosul, Amaury Pekelman; o presidente da Faemg (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), que idealizou a ação em 2023, Antônio Pitangui; o presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais) e da Bionergia Brasil, Mario Ferreira Campos Filho, além de outras autoridades do setor