Por redação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta segunda-feira (4), aviso de chuvas intensas para 65 municípios de Mato Grosso do Sul. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (5).
Conforme prevê o Inmet, são esperados entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora ou até 50 milímetros por dia, bem como ventos intensos, que podem variar entre 40 a 60 quilômetros por horas. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é baixo.
Entram sob aviso diversos municípios, como Campo Grande, Dourados, Amambai, Antonio João, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Corumbá, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Iguatemi, Ponta Porã, Sidrolândia e muitos outros.
A previsão indica tempo instável com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, e localmente chuvas de intensidade forte com tempestade acompanhada de raios e rajadas de vento. As instabilidades atmosféricas ocorrem devido a combinação de calor e umidade, aliadas ao avanço de uma frente fria. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai favorece a formação de nuvens de chuva no Estado.
São esperados acumulados de chuva acima de 50 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Pantaneira. Nestes dias estão previstas temperaturas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de 30°C e 31°C nas regiões Sul e Norte. Nas regiões Sudoeste e Pantaneira as mínimas devem ficar entre 23°C e 27°C e máximas de até 33°C e 35°C.
Para as regiões Leste, Sudeste e Bolsão, as mínimas devem ficar entre 23°C e 26°C, e as máximas entre 36°C e 38°C. Em Campo Grande as temperaturas mínimas devem ficar entre 23°C e 24°C, e a máxima de até 31°C. Os ventos devem registrar velocidade entre 40 e 60 km/h, com rajadas de vento pontuais mais intensas.
Na quarta-feira (6) e quinta-feira (7), com a avanço da frente fria no Estado, a previsão indica sol e variação de nebulosidade, com probabilidade de chuvas, e tempestades, principalmente nas regiões central, nordeste e leste.