Por redação
Na manhã desta terça-feira (5), Paulo Duarte (PSB) tomou posse oficialmente como deputado estadual. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e teve a presença de diversas autoridades, como o governador Eduardo Riedel. Duarte assume a vaga de Rafael Tavares, cassado por fraude na cota de gênero.
Paulo Duarte foi eleito com 16.663 votos em 2022, e agora foi empossado em decorrência de vaga aberta. O parlamentar corumbaense ressaltou o reconhecimento eu seu discurso. “Estou agradecendo por estar aqui com saúde e vendo aqui neste momento quatro ex-governadores. Gratidão é algo que não significa ser subserviente a alguém, só estou aqui porque o senhor [Zeca] teve a coragem de me dar a oportunidade de ser secretário de fazenda. Com o deputado e ex-governador Zeca, eu aprendi muito a conviver e respeitar as diferenças. […] Prometo honrar os 16.663 que me trouxeram a esta Casa de Leis”.
Ontem (4) Rafael Tavares se despediu da ALEMS. Durante a coletiva de imprensa, afirmou que não houve provas de fraude. “A alegação para caçar o meu mandato não é nem de que houve um erro. E sim de que houve uma fraude. Como se o partido tivesse colocado as pessoas ali sabendo que elas não poderiam disputar as eleições. O PRTB é um partido que não tinha dinheiro público. Mais de 12 candidatos não tiveram nenhum centavo de movimentação da campanha. Ou seja, é um partido pequeno que não tinha ali a estrutura necessária e acabou abrindo esse partido para que as pessoas disputassem a eleição pela primeira vez. Eu vejo que essa dificuldade pode ser que tenha atrapalhado, sim, na questão da formação. Porém, isso não é suficiente para caçar um deputado”, comentou.
O ex-parlamentar foi cassado por escolha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) em que anulou os votos recebidos pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB/MS). A Justiça Eleitoral entendeu que houve "abuso de poder e fraude na cota de gênero nas eleições de 2022".
Paulo Duarte ainda destacou a importância da saúde e aprendizado contínuo na política. “Nada é mais importante que saúde na vida, sou muito grato porque quando tomei posse no terceiro mandato, eu estava com câncer, e consegui vencer. Pessoas deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Aqui é um lugar para respeitar as diferenças, reaprender os caminhos e respeitar as diferenças. Estou chegando agora, ‘pato novo não mergulha fundo’, estarei aprendendo com todos”, destacou.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou o simbolismo e festividade da cerimônia. “Paulo Duarte traz ao assumir aqui uma grande contribuição para esta Casa e para o debate. Acompanhei e conheço sua história, por mais que tenhamos divergência o que ele coloca é a mais pura verdade, não podemos perder a capacidade do bom debate, com a profundidade dos temas que cada um merece. […] Que esta Casa continue dando toda a contribuição e debate que o povo precisa”.
Entre as autoridades presentes estavam o desembargador Marcos Brito, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, os ex-governadores Reinaldo Azambuja (PSDB), André Puccinelli (MDB), Ricardo Ayache, presidente da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, a procuradora do Estado Doriane Gomes Chamorro e a secretária-adjunta de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Ana Carolina Nardes.