1ª Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes é homenageada no Dia das Mulheres

"Estamos abrindo caminho para que outras mulheres possam ocupar esse cargo", declarou

07/03/2024 00h00 - Atualizado em 09/03/2024 às 00h03

Por redação

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes recebeu, neste sexta-feira (8), considerado do Dia Internacional das Mulheres, homenagem na Câmara dos Vereadores. Primeira mulher a comandar a capital, foi uma das 50 personalidades homenageadas com a Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”. "Estamos abrindo caminho para que outras mulheres amanhã também possam ocupar esse espaço e conquistá-lo. Não é fácil, mas eu digo para os homens que não viemos para a disputa com vocês. Viemos ombrear e mostrar que mulher também pode fazer gestão e estar na política", declarou.

Adriane Lopes assumiu o comando da Prefeitura em 2022, sendo a primeira prefeita eleita por voto. Desde então, foi responsável por colocar Campo Grande como "a capital das oportunidades. Em sua gestão, trouxe mais mulheres em cargos do Executivo Municipal e elevou o percentual de ocupação feminina para 40%.

A prefeita, inclusive, comentou o fato de, em 124 anos, ser a primeira a chefiar a cidade. “Nós não queremos um poder emprestado, momentâneo. Empoderar alguém é como emprestar algo por um tempo, dar um poder temporário e depois de certo tempo você tirar. O empodera’ é emprestar algo, e queremos ser poderosas, que não recuam e exercem nossos direitos de fato. Sou a primeira mulher em 124 anos de Campo Grande a ocupar esse cargo”, comentou.

Medalha Celina Martins Jallad - Além de Adriane, diversas mulheres foram agraciadas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade campo-grandense. Dentre elas, a deputada federal Camila Jara (PT), a vereadora Luiza Ribeiro (PT), a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Maria Madalena Dib Greco, e mais diversas personalidades femininas.

A Câmara Municipal já teve 18 vereadoras desde sua criação, em 1903: Oliva Enciso, Maria de Lourdes Widal Roma, Nelly Elias Bacha, Marisa Serrano Ferzelli, Marilene de Moraes Coimbra, Magali Marlon Picarelli, Maria Emília Sulzer, Maria Elena S. Flores, Tereza Name, Grazielle Salgado Machado Nishina, Juliana Zorzo, Thais Helena Vieira Rosa Gomes, Professora Rose Modesto, Luiza Ribeiro, Carla Stephanini, Dharleng Campos, Enfermeira Cida Amaral e Camila Jara. Para a vereadora Luiza Ribeiro, proponente da solenidade, a representação feminina na política ainda é tímida.

Em seu discurso, a deputada federal Camila Jara também defendeu a maior participação da mulher na política. “É um dia de reafirmar nosso compromisso de luta. Nós, que fomos eleitas, temos o poder de representar outras mulheres e a responsabilidade de lutar por aquelas que não conseguem estar nesses espaços. Só vale a pena ser mulher e estar na política se for para melhorar a vida de outras mulheres. Temos uma sociedade que não nos favorece e nos prejudica por sermos mulheres”, defendeu.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp