Por redação
Atenção. sul-mato-grossenses, porque uma nova onda de calor deve passar por todos os municípios do estado na próxima semana. A meteorologia prevê temperaturas até 5ºC acima da média, ao longo do período entre a próxima segunda-feira (11) e sábado (16). Essa deve ser a última onda de calor desse verão.
Conforme o Climatempo, serão atingidas a região Sul, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Em algumas regiões do país, como no sudoeste de Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem até ultrapassar os 5ºC.
O site de meteorologia explica que o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e no norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece a manutenção dessas condições, já que o sistema não favorece a formação de nuvens carregadas.
Apesar do fenômeno, a umidade relativa do ar não deve chegar a níveis alarmantes, de modo a não prejudicar com tanta força a população, com doenças respiratórias provocadas pelo tempo seco. Em Campo Grande, a média esperada é de até 35ºC.
Em períodos de onda de calor, o Governo do Estado faz inúmeras orientações para enfrentar o período diante dos riscos que as altas temperaturas trazem à saúde pública. Contudo, a onda de calor vai além e exige atenção extra em outras áreas. Uma delas é sobre o uso da água, o recursos naturais mais procurados nesse momento para atenuar os efeitos da temperatura elevada, com previsão de alcançar a marca de 45°C até o dia 20 deste mês - período estimado pelo Cemtec de duração da atual onda de calor.