Por redação
Este sábado (09) é o dia perfeito para atualizar o calendário vacinal, tanto de crianças e adolescentes, quanto adultos. Em Campo Grande, duas unidades de saúde ofertam uma gama de vacinas, exceto aquelas de rotina, como a BCG. Há imunizantes contra a dengue disponível, estes são voltados para adolescentes até 14 anos.
De acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde, a imunização acontece na USF Jockey Club e na UBS 26 de Agosto, das 7h às 17h. Equipes da secretaria com um ponto itinerante no Centro de Exposições Albano Franco, que funcionará das 9h às 16h. Especificamente neste local não haverá vacinação da dengue, apenas as demais vacinas do calendário.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, é importante que a população mantenha as vacinas em dia, sobretudo as crianças. “Pedimos para que os pais e responsáveis aproveitem a oportunidade para levar os pequenos para se vacinar. A vacina é a arma mais eficaz que nós temos contra as doenças”, diz.
Vacinação contra dengue - A aplicação da vacina contra a dengue foi ampliada no início do mês para toda a população que tenha entre 10 e 14 anos de idade. A estratégia adotada pela pasta visa aumentar a cobertura vacinal neste primeiro público, que ultrapassa 28 mil crianças, e é o preconizado pelo Ministério com este primeiro lote de doses recebidas.
Somando-se à medida, o município também realizará vacinação pontual em escolas onde há um alto índice de casos de dengue notificados. “Nosso objetivo é proteger essas crianças, e nessas regiões há maiores probabilidades de se contaminar com a dengue, por isso, então, a necessidade de imunizar esse público”, completa a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite.
A ampliação das doses para o restante do público também é um método que visa o aumento na cobertura vacinal, já que, por enquanto, há uma baixa procura pelo imunizante. “Estamos cientes que o quantitativo de doses não é suficiente para todo esse público de mais de 65 mil crianças e adolescentes, mas justamente pela baixa procura que optamos por ampliar a faixa etária”, conclui a secretária.