Por redação
A renúncia foi o tema central na semana política de Mato Grosso do Sul, abrangendo diferentes níveis de representação, desde vereadores até presidentes de partido. O vereador Ademir Santana (PSDB) renunciou ao seu cargo na Câmara de Campo Grande, tornando-se o segundo a fazê-lo para ocupar a mesma vaga, uma vez que João César Mattogrosso (PSDB) também renunciou para assumir o cargo de deputado estadual por um ano.
Em Nova Andradina, a ex-deputada Dione Hashioka, que anteriormente liderava pesquisas de opinião até o ano passado, foi nomeada como adjunta na Secretaria de Educação, retirando-se assim da lista de pré-candidatos.
Outro destaque foi a renúncia do presidente do MDB em Campo Grande, Ulisses Rocha, que deixou o cargo para se filiar ao PP, conquistando, adicionalmente, a posição de adjunto na Secretaria de Governo da Prefeitura de Campo Grande.
Além disso, a semana testemunhou a posse de Paulo Duarte (PSB) em seu quarto mandato em Mato Grosso do Sul, enquanto o PSDB alcançava 51 prefeitos. Deputados e ex-deputados obtiveram vitórias em batalhas judiciais por aposentadoria, ao passo que um prefeito enfrentava investigações por promoção pessoal.