Polícia Militar Rural atua para impedir crimes no campo em todo o MS

A intensificação do policiamento será mantida por 90 dias em Bela Vista e região, com constante monitoramento e troca de informações com os produtores rurais

23/03/2024 00h00 - Atualizado em 23/03/2024 às 17h35

Por redação

Para combater os crimes na área rural de Mato Grosso do Sul, o Batalhão de Polícia Militar Rural realizou sua primeira operação, denominada Carcará I, com foco na prevenção e repressão, especialmente contra o crime de abigeato (furto de gado).

Como parte dessas iniciativas, que tiveram início em fevereiro, o Batalhão iniciou uma nova etapa de trabalho no município de Bela Vista, contando com o apoio do GPA (Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar), serviço de inteligência e do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

O policiamento será intensificado por 90 dias em Bela Vista e região, com monitoramento contínuo e troca de informações com os produtores rurais, conforme informado pelo Comando de Policiamento Rural da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul).

Na primeira fase da operação, foram recuperadas 25 cabeças de gado, e foram detidos dois autores de abigeato e três foragidos, além de terem sido apreendidas armas e outros itens recuperados.

Graças à eficiência do trabalho preventivo, não foram registrados crimes de abigeato em Bela Vista durante toda a semana, o que demonstra o sucesso das operações que continuarão nos próximos meses. Novas edições da operação estão previstas para serem realizadas na região sul e no Pantanal, com estratégias adaptadas às características de cada localidade.

O Batalhão de Polícia Militar Rural é uma unidade especializada da Polícia Militar, criada para atender às necessidades do campo, com atuação técnica e adaptada à realidade de cada região do Estado.

O principal objetivo da primeira fase da Operação é combater os crimes de abigeato, intensificando o policiamento com ações preventivas conforme necessário. A operação conta com equipes rurais em todo o estado, com o apoio de outras unidades da Polícia Militar.

O programa "Campo Mais Seguro" monitora aproximadamente 10 mil propriedades rurais em todo o estado, com policiamento especializado nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O trabalho do Batalhão de Polícia Militar Rural padroniza protocolos e ações, tendo êxito em diversas operações, evitando crimes de abigeato e efetuando prisões por outros tipos de crimes nas propriedades rurais.

Em caso de emergência, as propriedades monitoradas podem receber assistência rápida da polícia local, que dispõe de informações precisas sobre a localização e características das fazendas.

O programa "Campo Mais Seguro" promove a troca de informações entre a polícia e a população rural por meio da "rede de vizinhos em alerta", além de visitas técnicas e monitoramento das propriedades rurais para garantir sua segurança.

Os resultados alcançados são resultado da presença intensificada da Polícia Militar no meio rural e da colaboração da "rede de vizinhos em alerta", que permite uma comunicação eficaz entre os moradores e a polícia.

Os produtores rurais interessados em participar do programa "Campo Mais Seguro" podem entrar em contato com a Polícia Militar Rural pelo número (67) 99202-1116. Para situações de urgência ou emergência, o atendimento é feito pelo número 190.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp