A famosa sucuri Ana Julia que era símbolo Bonito foi encontrada morta

O animal de 7 metros foi encontrado às margens do rio formoso

26/03/2024 00h00 - Atualizado em 26/03/2024 às 15h42

Por redação

A sucuri que era conhecida como Ana Julia, foi encontrada morte no ultimo domingo (24) e a Policia Civil de Bonito com apoio da Policia Militar Ambiental (PMA), investigam a causa da morte da cobra.

O animal era símbolo da região, já apareceu em documentarios internacionais e era considerada um símbolo da especie na região de Bonito. Sua morte não só representa uma perda significativa para a biodiversidade local mas também para a comunidade que a via como um símbolo vivo da fauna brasileira.

Conforme a PMA, a sucuri foi encontrada morta pelo documentarista de vida selvagem, Cristian Dimitrius, que filma cobras na região há 10 anos. Ele denunciou o caso nas redes sociais.

A serpente, identificada como a mesma viralizada em vídeo pelo biólogo holandês Freek Vonk, teve sua identificação confirmada pela especialista em sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Juliana Terra, que estudava o animal há 8 anos.

O caso foi registrado na Polícia Civil nesta segunda-feira (25), enquadrando a morte da sucuri como "matar espécime da fauna silvestre em rota migratória, sem a devida permissão da autoridade competente ou em desacordo com a obtida".

Quanto ao destino do corpo de Ana Julia, após perícia, será levado para Campo Grande, onde passará por embalsamamento para integrar o acervo de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental e ser exposto em suas exposições, conforme informou o comandante da PMA, coronel José Carlos Rodrigues.

A prefeitura de Bonito emitiu nota lamentando o ocorrido e declarando repúdio ao ato, comprometendo-se a acompanhar as investigações. Segue a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Bonito manifesta total repúdio pelo ocorrido com a Sucuri ‘Ana Julia’ em nosso município. A relevância de um animal desse porte em nossas áreas demonstra o quão equilibrado nosso ambiente está, pois um ambiente capaz de suportar um animal topo de cadeia, como uma sucuri de quase 7 metros, precisa estar minimamente equilibrado. Essa atitude, de alguém que comete um ato como este, é totalmente desprezível e vai contra tudo aquilo que trabalhamos em prol do meio ambiente. Esperamos que as autoridades competentes identifiquem os autores e os punam conforme a lei".


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp