Por redação
Uma nova e impressionante imagem do buraco negro no coração da Via Láctea foi recentemente capturada por cientistas, revelando os fortes campos magnéticos que envolvem sua borda. Esta foto inédita, obtida em luz polarizada, mostra o Sagitário A*, o buraco negro supermassivo situado no centro de nossa galáxia, e mais especificamente, o campo magnético em torno de sua sombra. Sagitário A* está localizado a uma impressionante distância de aproximadamente 27.000 anos-luz da Terra, o que torna a imagem capturada comparável ao tamanho de um donut visto da superfície da Lua.
A imagem recém-publicada, presente no The Astrophysical Journal Letters, revela uma estrutura de campo magnético bastante semelhante à observada em torno do buraco negro no centro da galáxia M87, uma gigantesca galáxia elíptica situada a cerca de 54 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem. Esse paralelo sugere que os fortes campos magnéticos podem ser uma característica comum entre todos os buracos negros.
Além disso, a imagem oferece indícios de um possível jato oculto em Sgr A*. Sagitário A* é reconhecido como o buraco negro supermassivo que habita o centro de nossa galáxia, a Via Láctea, possuindo aproximadamente 35 milhões de quilômetros de diâmetro.