Por redação
Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Governo do Estado, em parceria com o Sebrae, irá levar capacitação para promover o empreendedorismo nas comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul por meio do programa "Empretec Indígena". A ação terá início na aldeia Anodi, em Brasilândia.
Um acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Sebrae foi assinado na sexta-feira (12) para oficializar a parceria. As atividades de capacitação começaram em Brasilândia, envolvendo 32 mulheres da etnia Ofaiés que já exercem atividades empreendedoras dentro da aldeia.
O programa "Empretec Indígena" seguirá para a aldeia Cachoeirinha, em Miranda, com o objetivo de oferecer conhecimento, independência, autonomia financeira e melhorar a qualidade de vida das comunidades indígenas, além de valorizar sua cultura e tradições.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância da parceria com o Sebrae e ressaltou que a capacitação é uma resposta à demanda das comunidades indígenas por mudança. Ele reforçou a importância da presença do Estado nas aldeias para promover desenvolvimento e transformação.
Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, participou da cerimônia e enfatizou que a iniciativa não só impulsionará a renda nas comunidades, mas também promoverá o resgate da cultura indígena, com enfoque no empreendedorismo feminino.
A expectativa é que o programa se expanda para outras comunidades indígenas do Estado, abrangendo capacitação, acesso ao mercado e outras iniciativas. O acordo de cooperação terá vigência de 12 meses.
O programa Empretec, desenvolvido pelo Sebrae, é uma metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) que busca desenvolver características empreendedoras. Mais de 40 países oferecem o programa, e a adaptação para os povos indígenas representa uma inovação com apoio do Governo do Estado.