Presidente Lula faz visita a JBS em Campo Grande e libera embarque de carnes para China

Ao lado do governador de MS e presidentes da JBS o presidente fez um “tour” pela JBS na Capital

12/04/2024 00h00 - Atualizado em 12/04/2024 às 17h25

Por redação

Na manhã desta sexta-feira (12) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita a Campo Grande para realizar simbolicamente o embarque de carne para China. Ele visitou o frigorifico da JBS e foi conduzido pelos irmãos Wesley Batista e Joesley Batista, donos do Grupo J&F e responsáveis pelo frigorifico.

Durante a visita o presidente utilizou a roupa e os equipamentos necessários para fazer o tour por todo o frigorifico e no final realizar o embarque das carnes. Lula estava acompanhado pelo governador Eduardo Riedel, o ministro do abastecimento e pecuária, Carlos Fávaro e o embaixador chinês Zhu Qingqiao. O caminhão carregado com a proteína vai seguir pelas rodovias até o porto antes de ser embarcada ao país asiático.

A autorização de seis frigoríficos em Mato Grosso do Sul para exportar carne bovina para a China aumentará em 46% a capacidade de venda de carnes para o mercado internacional, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.

Os frigoríficos autorizados são a JSB (com uma unidade em Naviraí e duas em Campo Grande), Marfrig em Bataguassu, Prima Foods em Cassilândia e Boibras em São Gabriel do Oeste, o que representará um "enorme impulso" para a economia do estado. Antes, apenas três frigoríficos em Mato Grosso do Sul podiam exportar carne bovina para a China; agora, são sete.

Anteriormente, os frigoríficos de bovinos de Mato Grosso do Sul tinham capacidade de exportar para a China um volume máximo equivalente a 467 mil cabeças de gado por ano. Com a nova habilitação, a capacidade aumentou para 2,3 milhões, um acréscimo de mais de 1,8 milhão de cabeças. O estado foi o que mais cresceu no ano, e por isso foi escolhido para o primeiro embarque de carne para a China das plantas recém-habilitadas.

Ao todo, 38 frigoríficos nacionais foram autorizados a exportar carnes para a China. Essas novas plantas habilitadas deverão incrementar a balança comercial brasileira em R$ 10 bilhões ao longo do ano.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp