Por Andrella Okata
Hoje é celebrado o Dia Mundial do Café, uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo! Seja como cappucino, pingado, carioca, americano ou expresso, o café em todos os seus aromas e sabores é uma paixão global.
Segundo a Organização Internacional do CAFÉ (OIC), o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido pelo Vietnã e a Colômbia; e o segundo maior consumidor de café, atrás apenas dos Estados Unidos.
O relatório mensal de exportações do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil aponta que, no mês de março deste ano, o Brasil exportou 4,293 milhões de sacas de 60 kg, 37,8% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Esse número é um recorde histórico nos relatórios de exportação.
Além do Dia Mundial do Café em 14 de abril, também temos o Dia Internacional do Café em 1º de outubro, estabelecido em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC) com o objetivo de unir as celebrações em todo o mundo.
Entretanto, muitos países estabeleceram seu próprio Dia Nacional do Café. No Brasil, a data é celebrada em 24 de maio, e foi criada em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Curiosidades sobre o café:
• Nas Olimpíadas de 1932, em Los Angeles, o governo brasileiro embarcou 82 atletas em um navio com 55 mil sacas de café. Isso porque o mundo vivia em uma intensa crise e, para custear as despesas da delegação nos Jogos, os atletas venderam as sacas nos portos em que atracavam;
• A borra de café é um excelente adubo, e também é eficaz para remover odores ruins da geladeira;
• As diferentes formas de cultivo, colheita, torra dos grãos e o clima da região influenciam para proporcionar traços únicos para a bebida;
• O consumo adequado de café, cerca de quatro vezes ao dia, pode aumentar a capacidade de concentração.
• A cafeína, quando consumida em quantidades adequadas, pode ajudar a prevenir a depressão e o mau humor.