Você conhece Daniel Buren? Artista francês faz intervenção artística no Copacabana Palace

Conheça suas obras no Copacabana Palace

15/04/2024 00h00 - Atualizado em 15/04/2024 às 19h23

Por Diana Molento

Daniel Buren é um artista francês conhecido por seu trabalho no Palais Royal em Paris. Recentemente, o artista fez uma intervenção artística em comemoração aos 100 anos do Copacabana Palace.

O Palais Royal está localizado no 1º arrondissement de Paris, próximo ao Museu do Louvre. Construído no século XVII a mando de Richelieu, este monumento não é e nunca foi um palácio, apesar do que o nome sugere. Um jardim anexo ao Palais Royal é bastante frequentado em todas as épocas do ano pelos franceses. O endereço também abriga cafés, lojas e restaurantes no estilo de sua construção, como por exemplo o concorrido restaurante Le Grand Vefour, um dos endereços gastronômicos que mantiveram diversas características do século XVII que para uma experiência gastronômica requer entrar em uma lista de espera para uma reserva. A Comédia Francesa, o Teatro do Palais Royal, o Ministério da Cultura e o Conselho de Estado partilham este lugar de patrimônio e história em Paris.

Daniel Buren é um artista conceitual, pintor e escultor francês. Ele ganhou diversos prêmios como o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 1986, o prêmio internacional de melhor artista em Stuttgart (1991) e o prestigiado Premium Imperiale em Tóquio em 2007. Em 1985, Buren foi escolhido por François Mitterrand para instalar uma obra de arte no pátio do Palais Royal para proibir o acesso a automóveis e instalar uma obra de arte. Antes de terminar as obras do local a controvérsia questionando a relevância de uma obra de arte contemporânea num local clássico: antigo x moderno.

Petições de residentes se multiplicaram e diversas comissões, patrocinador e artista brigaram por meio de advogados a ponto de interromper as obras em abril de 1986. Com a troca do Ministro da Cultura, o próprio decidiu finalizar o trabalho por conta dos direitos morais do artista e em junho de 1986 sua inauguração foi discreta, mas a obra seduz até hoje milhares de visitantes a ponto de torná-la um dos locais mais fotografados de Paris. Hoje, a harmonia entre esta composição e a arquitetura clássica original parece óbvia em “Les Deux Plateaux” (dois andares) ou as colunas de Buren.

“Escala colorida para Copacabana Palace” é o título de sua mais recente obra temporária de Daniel Buren no Copacabana Palace, Rio de Janeiro. A transformação acontece de dentro para fora em um contínuo que avança ao longo do dia, à medida que luz e sombra se entrelaçam. Mais de 150 janelas da fachada foram coloridas por 1322 vinis transparentes em azul, vermelho, verde, amarelo e rosa causando um impacto de vitrais celebrando a relação entre natureza, arquitetura e arte. Buren também interveio na pérgola da entrada principal, projetando uma espécie de tapete colorido sobre o chão.

A obra estará disponível para ser vista por hóspedes e visitantes do Copacabana Palace até 30 de setembro de 2024.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp