Menor comunidade indígena do MS se destaca por pinturas e bordados de bichos e folhas

Comunidade Ofayé recebe o primeiro Empretec Indígena do país, iniciativa pioneira que pretende se expandir por todo o estado

19/04/2024 00h00 - Atualizado em 19/04/2024 às 21h19

Por Andrella Okata

Dia 19 de abril é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. Segudo o IBGE, Mato Grosso do Sul é o estado com a terceira maior população indígena do Brasil. Ao todo, são 116 mil habitantes indígenas, de oito etnias, nos 79 municípios do estado. A menor delas é dos Ofayé, localizados em uma aldeia a pouco menos de 10 quilômetros de Brasilândia.

Historicamente, em meados dos anos de 1960, os Ofayé foram retirados de seu território e levados para a região de Bodoquena. Com a não adaptação à mudança, voltaram por conta para suas terras. Atualmente, são 126 indígenas pertencentes a 32 famílias Ofayé em todo o mundo.

A história deste povoado era contada através da arte do arco e flecha e, na década de 2010, o artesanato se fez presente na tribo por causa de cursos ofertados para mulheres Ofayé. É uma pequena comunidade, presente em 2.475 hectares, mas que passou a chamar a atenção pelo talento em contar histórias através da pintura e bordado de folhas e animais.

Empretec Indígena

O programa, que teve início no mês de abril deste ano, é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul e pioneira no Brasil. Com o apoio do Sebrae e capacitações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o objetivo é promover independência, autonomia financeira, conhecimento e qualidade de vida às comunidades indígenas.

A parceria assinada tem vigência de 12 meses, e a expectativa é de que o programa se expanda para outros territórios indígenas do estado, promovendo não só capacitações mas também acesso ao mercado.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp