Por Andrella Okata
A Eldorado Brasil Celulose anunciou um investimento de R$ 25 bilhões para a construção de uma segunda fábrica no município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Para fortalecer a produção de celulose de fibra curta, o projeto tem expectativa de início em breve.
O anúncio foi feito pelo acionista, empresário e fundador da J&F investimentos, Wesley Batista, durante um seminário que ocorreu na última segunda-feira (22), o Seminário Brasil Hoje, em São Paulo.
Após paralisação no projeto da segunda fábrica devido a uma disputa judicial (entre os acionistas J&F e Paper Excellence, da Indonésia), finalmente está em condições de avançar.
A construção da segunda fábrica tem expectativa de elevar a capacidade anual de produção de celulose da empresa de 1,8 milhão para 4,4 milhões de toneladas, e criar cerca de 10 mil empregos.
A Eldorado Brasil Celulose planeja ainda construir uma ferrovia de 90 km para ligar a segunda fábrica, de Três Lagoas a Aparecida do Taboado, no leste do estado. Parte dos recursos serão investidos para a operação florestal na região.