Por Andrella Okata
A empresa de mobilidade urbana da Embraer — Eve Air Mobility —, anunciou que irá desenvolver o primeiro protótipo de "carro voador" (eVTOL). A montagem do veículo será realizada em Taubaté, interior de São Paulo, e terá tamanho em escala real, conhecida como 1:1.
Os testes devem ocorrer ainda este ano em Gavião Peixoto, também interior de São Paulo. O anúncio foi feito pelo presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower, durante o Web Summit Rio 2024. A sigla "eVTOL" significa na tradução "veículo elétrico de pouso e decolagem vertical". O protótipo é chamado internamente de Eve 01, porém ainda não tem nome oficial.
O tamanho em escala 1:1 representa que o modelo de teste será igual ao do objeto real. No Brasil, a previsão é de que o carro voador comece a operar em São Paulo a partir de 2026. Apesar de desafios como regulamentação e infraestrutura, Moczydlower acredita que o Brasil tem potencial para se sobressair na categoria.
A companhia brasileira já recebeu quase 3 mil pedidos do carro voador. Uma das empresas que operarão os voos comerciais na capital paulista, a Voar Aviation, já adquiriu 70 eVTOLs, e outros 50 carros voadores foram encomendados por uma empresa no Japão.