Por Andrella Okata
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29), uma portaria que declara estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul. O documento foi assinado pelo secretário-executivo do ministério, João Paulo Ribeiro Capobianco.
De acordo com a portaria, a declaração abrange diferentes períodos para diversas regiões do estado: de março a outubro para as áreas centro-norte e leste, e de maio a dezembro para o Pantanal e sudoeste do estado. A medida visa intensificar as ações preventivas contra incêndios durante os períodos críticos identificados em cada região, e é planejada a nível nacional.
O governador do estado, Eduardo Riedel (PSDB), assinou um decreto no início do mês de abril que declara também estado de emergência ambiental, para precaver a temporada de queimadas deste ano, já que mais de 100 propriedades rurais passarão pelo processo de queima prescrita antes da temporada de queimadas.
A medida governamental em MS tem a duração de 180 dias, para abranger este período de ondas de calor extremo, rios secos e volume de chuva abaixo da média histórica.