Por Andrella Okata
O tradicional bolo de Santo Antônio, padroeiro de Campo Grande, já está à venda na Capital. Este ano, 2 mil alianças serão espalhadas entre potes individuais do bolo.
Cada pote está sendo vendido a R$ 10,00. Para adquirir e tentar a sorte de encontrar as alianças, os interessados devem comprar os convites na secretaria da Paróquia Santo Antônio após as missas na catedral.
SANTO CASAMENTEIRO
Santo Antônio é conhecido pela Igreja Católica como casamenteiro. Isso porque na época em que viveu, entre os séculos XII e XIII, na Itália, auxiliava mulheres a conseguirem um dote para se casarem (requisito primordial na época). É conhecido também por ajudar em causas consideradas difíceis, e muitos fiéis recorrem a ele em busca de auxílio nessa questão e para restaurar famílias.
PADROEIRO DE CAMPO GRANDE
O Santo se tornou padroeiro da Capital por influência do fundador da cidade, José Antônio Pereira, conhecido também como Dom Antônio, que era como um médico que atendia pessoas que sofriam com malária.
Segundo historiadores, ele fez uma promessa: caso ninguém da comitiva adoecesse, construiria uma igreja. Tempos depois, ele inaugurou a capela para o santo.
A vila foi chamada de Arraial de Santo Antônio de Campo Grande, que depois da emancipação em 26 de agosto de 1899 se tornou Santo Antônio de Campo Grande.
A imagem que há do Santo na Catedral é a original, trazida por José Antônio Pereira. Já o prédio, que era de alvenaria, foi demolido e reconstruído na década de 70.