Após seis anos sem atualização, Prefeitura assina acordo de promoção para profissionais de educação

O acordo assinado nesta segunda-feira (13) é para promoção horizontal (mudança de letra) e vertical (títulos) para a carreira de magistério, além de adicional por tempo de serviço

12/05/2024 00h00 - Atualizado em 13/05/2024 às 19h58

Por redação

Durante Assembleia realizada nesta manhã (13), a prefeita Adriane (PP) e o presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP/MS) Gilvano Bronzoni, assinaram o termo de acordo que após seis anos sem avanços vai conceder neste ano de 2024 às promoções horizontal (mudança de letra) e vertical (títulos) para a carreira do magistério, além do adicional por tempo de serviço.

A notícia de que a capital vem retomando sua posição no ranking de salários no MS, que em 2022 estava em 16º e neste ano chegou ao 7º lugar também foi celebrada como resultado do trabalho da atual gestão, considerada por todos como uma das mais democráticas.

Na ocasião, o sindicalista disse que a prefeita foi chamada à sede da ACP para receber o cumprimento da categoria em reconhecimento aos avanços da gestora nestes dois anos à frente do Executivo Municipal. “Nós chamamos a prefeita para essa Assembleia porque nós queremos estender os cumprimentos da categoria à senhora. Nós temos muitas pautas dentro da Educação, mas sei também que a senhora pode ter cinco mandatos que não resolve todos, porque vão surgindo sempre outros. Mas acredito também que a gente vai continuar sempre defendendo a valorização, então queremos render à senhora o cumprimento de que até aqui, o que a senhora se comprometeu, tem se cumprido, diferente de prefeitos anteriores.”

Conforme o acordo assinado nesta manhã, as promoções serão concedidas dentro do seguinte cronograma:

Setembro de 2024 - Promoção Horizontal (mudança de letra): Na carreira do magistério o tempo de serviço na rede é representado por letras, indo da letra A (início de carreira) até a letra J (final de carreira).

Novembro de 2024 - Promoção Vertical (títulos): É a movimentação do profissional de educação de um nível para outro superior, como a graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado.

Dezembro de 2024 - Adicional por tempo de serviço: O ATS é incorporado ao seu pagamento mensal após um período de cinco anos.

O presidente da ACP ressaltou que ao assumir a Prefeitura, Adriane se comprometeu a cumprir cinco pautas junto à categoria. “Neste momento, a senhora cumpre a última das cinco pautas do sindicato e ficamos muito emocionados. Não sei se a senhora tem a dimensão do momento histórico, do que isso importa, o quanto faz diferença e nos dá ânimo, não só ver essas pautas sendo cumpridas, mas ter de volta a esperança de que o Executivo de Campo Grande pode prometer, fazer o compromisso e cumprí-los. Por isso esse reconhecimento.”

Vice-presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Casa de Leis, o vereador Valdir Gomes lembrou que a prefeita Adriane assumiu a Prefeitura em meio a uma crise financeira e administrativa, mas que em dois anos conseguiu equilibrar o Município, segundo o parlamentar. “É notório a satisfação dos educadores da Capital. Tivemos conquistas que vão desde a reposição de salário a agora essas promoções, que refletem muito na qualidade da educação."

Também membro da Comissão permanente de Educação na Câmara Municipal, o vereador Riverton fez coro às palavras do colega parlamentar. “Ela entendeu que a partir de uma força coletiva a Educação avançaria e assim vem construindo desde o início. Não era somente a ACP, mas o Executivo, o Legislativo, o Condaem, enfim, o coletivo por uma causa. Há 3 anos e meio começamos a andar por várias unidades escolares e era geral o descontentamento. Hoje temos um concurso público, piso sendo cumprido e as promoções sendo cumpridas aqui. São inúmeros avanços em 2 anos, então essa construção que gerou frutos tem que ser reconhecida.” Além das promoções anunciadas hoje, a prefeita Adriane desde 2022 levou outros avanços à categoria, como o cumprimento da lei do piso para 20 horas, lançamento do Programa Juntos Pela Escola, com a destinação de 40 milhões para reformas das escolas; eleições das Emeis; Concurso Público do Magistério para posse ainda em 2024; além de melhorias na estrutura de escolas de toda rede.

A ex-presidente do Conselho de Diretores das escolas municipais e CEINFS, Maria Lúcia de Fátima, parabenizou a gestão da Prefeita: “Em mais de 30 anos de carreira, essa é a primeira vez que a gente vê um prefeito, neste caso, prefeita, atender 100% do que se comprometeu. Antes era comum a gente ver os diretores com pires nas mãos nos gabinetes de vereador ou na própria Semed pedindo material básico, hoje isso não acontece mais. Isso é respeito com a categoria, com o magistério.”

A prefeita Adriane (PP) enfatizou que a primeira medida ao assumir a gestão foi um diagnóstico geral com as secretarias de Educação e Finanças, para construir uma Educação de qualidade para os mais de 111 mil alunos da Reme.

“Com muita luta, equilíbrio, diálogos e entendendo as necessidades chegamos a esse momento, que marca a construção de um futuro”, destacou a Prefeita, que também mandou um recado para os adversários políticos que a rodeiam em momentos de cobrança, mas não comparecem em situações de conquistas.

“Disseram que eu não era bem-vinda, que era melhor não vir. Mas eu enfrento os desafios e eu vim [na ACP] para discutir e entender a categoria, o que todos precisavam e estive com a categoria desde o início. A ACP me impôs cinco desafios e hoje estou aqui para entregar os resultados. Ouvi a Comissão de Educação da Câmara, por isso sinto falta do presidente, pois aqui não se trata de político-partidária, se trata da Educação de Campo Grande, a pauta é importante para todos da educação e não se trata de pauta política”, enfatizou.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp