Por redação
Mato Grosso do Sul é um dos poucos estados brasileiros praticamente em nível de pleno emprego - taxa onde a desocupação da população está na faixa dos 4%.
A Fundação do Trabalho de MS inicia a semana com 3.899 vagas em aberto em seus registros. Destas, 1.634 estão na capital Campo Grande.
Apenas para açougueiro, por exemplo, são 13 vagas, sendo que há outras 12 para açougueiro desossador. Há ainda oportunidades para auxiliar de lanchonete, ajudante de produção, armador de ferros, atendente de balção, assistente de vendas, carpinteiro, costureira, eletricista, farmacêutico, nutricionista, entre tantas outras funções.
Além disso, há 68 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD). Estas devem levar junto laudo médico atualizado, além de RG, CPF e Carteira de Trabalho. As vagas são para diversas funções, desde assistente administrativo até atendente de lojas e estoquista.
Por fim, há 10 vagas de estagiário para auxiliar de cobrança e quatro para operador de telemarketing ativo e receptivo. Somente estudantes do Nível Superior ou Médio são aceitos.
INTERIOR
Já para o interior, são milhares de postos de trabalho disponíveis. Em Aparecida do Taboado, por exemplo, são 86 vagas. Em Bataguassu são 89, em Batayporã 129, e em Cassilândia 430. A lista conta ainda com 283 vagas em Chapadão do Sul, 213 em Dourados, 89 em Naviraí, 81 em Paranaíba, 107 em Sidrolândia e 94 em Três Lagoas.
A lista completa com as vagas disponíveis em todo o Estado pode ser conferida no link abaixo, onde também consta o endereço das unidades da Funtrab e a relação de documentos a serem apresentados para iniciar o processo de intermediação de vagas.
FUNSAT
A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 2.089 vagas de emprego nesta segunda-feira (13). As contratações são para 197 profissões, em 292 empresas de Campo Grande.
São 98 vagas para motorista de caminhão, 44 vagas para balconista de açougue, 22 vagas para mecânico de manutenção de caminhão a diesel, 20 vagas para garçom, 5 vagas para costureira em geral, 5 vagas para colorista, entre outras.
Das “vagas de perfil aberto”, que não exigem experiência prévia do candidato na função, são oferecidas 1336 oportunidades em 94 funções.
Para o público Pessoa com Deficiência (PcD), são oferecidas 30 vagas em 10 profissões. As oportunidades são para estoquista, com 10 vagas, auxiliar administrativo, com 7 vagas, porteiro, com 2 vagas, operador de vendas (lojas), também com 2 vagas, vigia, com 1 vaga, entre outras.
A Funsat reforça que os encaminhamentos para o mercado de trabalho são para trabalhadores com cadastro em dia no órgão.