Ebrahim Raisi, presidente do Irã, morre aos 63 anos em acidente de helicóptero

O presidente fazia viagem oficial para lançamento de barragem. A queda foi fatal e não houve sobreviventes

18/05/2024 00h00 - Atualizado em 22/05/2024 às 16h04

Por Andrella Okata

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero no domingo (19), enquanto retornava de uma visita oficial ao Azerbaijão para inaugurar uma barragem. O incidente ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província de Azerbaijão Oriental, aproximadamente 600 quilômetros a noroeste de Teerã, a capital do país.

Segundo a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA), o helicóptero caiu durante uma tentativa de pouso na região de Varzaqa por causa de más condições climáticas.

O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, informou à TV estatal que equipes de resgate estavam se dirigindo para o local, mas enfrentavam desafios devido ao clima adverso e à neblina. A localização do helicóptero só foi confirmada 12 horas após o acidente.

A identificação do local da queda foi auxiliada pelo envio de um drone equipado com sensores de calor pela Turquia, após o qual membros do Crescente Vermelho iraniano avistaram a aeronave.

O presidente Raisi viajava pela província de Azerbaijão Oriental quando ocorreu o acidente. A área do incidente foi descrita pela TV estatal como próxima a Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão.

QUEM ASSUME O GOVERNO

Aiatolá Ali Khamenei, a autoridade máxima do país, declarou oficialmente cinco dias de luto. Raisi foi eleito em 2021 e seu mandato estava previsto até 2025, e ocupava a segunda posição mais importante do país, atrás apenas de Khamanei.

Também na segunda-feira (20), Khamenei nomeou o então primeiro-vice-presidente, Mohammad Mokhber, como o novo presidente interino do país. Mokhber assumirá o comando do Irã até que uma comissão decida sobre a data das novas eleições, que dever ocorrer dentro de um prazo de 50 dias.

Khamenei designou ainda o vice-ministro de Relações Exteriores, Ali Bagheri, como o novo ministro interino das Relações Exteriores — o chanceler, Hossein Amirabdollahian, estava a bordo do helicóptero de Raisi e também veio a óbito.

Em várias regiões, houve manifestações nesta segunda-feira em homenagem ao presidente falecido.


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp